Enem 2018 começa hoje com provas de Linguagens, Humanas e Redação

Os participantes terão até cinco horas e meia para responder 90 questões objetivas e elaborar uma redação.
Em 04/11/2018 01h00 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Mais de 5,5 milhões de estudantes começam a fazer hoje, 4 de novembro, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Os portões de acesso aos locais de prova serão fechados às 13h, pontualmente, e as provas serão aplicadas a partir das 13h30, pelo horário de Brasília.

As provas do Enem 2018 serão aplicadas em 10.718 locais de provas, espalhados em 1.725 municípios de todas as unidades da federação. Quase 600 mil pessoas estão envolvidas na organização do exame.

Neste primeiro, os estudantes terão que elaborar uma Redação e responder 45 questões de Ciências Humanas e 45 de Linguagens e Códigos. O tempo total de provas será de cinco horas e meia.

As provas do Enem 2018 continuam no próximo domingo, dia 11, quando serão respondidas outras 90 questões objetivas, dessa vez sobre Ciências da Natureza e Matemática.

Não perca a hora!

Começou nesta madrugada o horário brasileiros de verão, por isso os relógios nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul estão adiantados em uma hora. Nesta época do ano, o Brasil fica com quatro fusos horários diferentes. Veja no mapa abaixo como fica o fechamento dos portões em cada unidade da federação:

Os portões serão abertos uma hora antes do encerramento. Fonte: Inep/MEC

Os estudantes só poderão sair da sala levando o caderno de provas nos últimos 30 minutos antes do fim da aplicação, ou seja a partir das 18h30. No entanto, é possível sair da sala sem o caderno a partir das 15h30.

O que levar para a prova?

Será obrigatório a apresentação de um documento de identidade para ingressar na sala de provas. Entre os documentos aceitos estão RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista, Passaporte, Carteira de Habilitação (CNH), entre outros previstos no Edital do Enem.

Segundo o Inep, não serão aceitas vias digitais dos documentos (CNH, RG e outros), devendo o participante apresentar em via impressa, original e em bom estado de conservação.

Os participantes também precisam levar uma caneta preta com tubo transparente. Canetas de outras cores não são aceitas.

Caneta Enem
Caneta de tinta preta é a única aceita no Enem

O Cartão de Inscrição, que está disponível na Página do Participante, não é obrigatório na hora da prova, mas organização do Enem recomenda a posse dele. Com o cartão em mãos, o estudante poderá visualizar o número da sala, do prédio e da escola onde fará as provas. Ele está disponível na Página do Participante e, para acessá-lo, é preciso informar CPF e senha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba como recuperar a senha do Enem

Os estudantes também podem levar lanche nos dias das provas. Não é mais necessário que o lanche ou a água sejam levados em recipientes transparentes, mas o conteúdo poderá ser revistado a qualquer momento.

Veja também: o que levar e o que não levar para o Enem

O que não levar

É probibido levar para o Enem lápis, borracha, régua, apontador e quaisquer outros materiais escolares. Também é proibido dispositivos eletrônicos, fones de ouvido e materiais impressos. Em relação à vestimenta, acessórios como bonés, gorros, óculos escuros e outros que possam esconder a orelha do participante são proibidos.

Posso levar o celular?

Pode! No entanto, o aparelho deve ficar desligado e guardado no porta-objetos que o fiscal irá te entregar. Caso o celular emita algum som ou vibração, você será eliminado do exame. Portanto, se puder, não leve o celular.

Correção comentada

Logo depois das provas, o Brasil Escola, em parceria com o Colégio e Curso Oficina do Estudante, vai disponibilizar a correção comentada do Enem 2018 a partir das 19h.

Como os gabaritos oficiais do Enem 2018 devem ser publicados apenas no dia 14 de novembro, a correção comentada é uma ferramenta para o participante ter uma ideia de como se saiu nas provas.

Resultado

O resultado do Enem 2018 deve ser disponibilizado no dia 18 de janeiro de 2019. O Enem é obrigatório para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma que substitui vestibulares de instituições públicas de ensino por todo o país.

A pontuação do Enem também é um dos pré-requisitos para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para conseguir bolsas de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni).