Universidade do Minho, em Portugal, adere ao Enem para entrada de brasileiros

Oferecimento:

Instituição é a 18ª que utilizará as notas do exame para selecionar estudantes do Brasil.

Em 25/10/2016 14h40 , atualizado em 25/10/2016 14h42
Por Lorraine Vilela Campos
Enem
Crédito da Imagem: enem

A Universidade do Minho (UM), localizada em Portugal, é a mais nova parceira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso para brasileiros. O acordo foi assinado ontem, 24 de outubro. 

A instituição portuguesa conta com unidades nas cidades de Braga e Guimarães. Atualmente, a universidade possui mais de 500 estudantes brasileiros, sendo a maior parte nos programas de pós-graduação. No entanto, o acordo com o Inep pretende aumentar o número de alunos de graduação que sejam do Brasil. 

Com a adesão ao Enem, a Universidade do Minho é a 18ª instituição portuguesa que passa a utilizar as notas do exame para ingresso de brasileiros. 

Enem em Portugal

Além da UM, utilizam as notas do Enem as universidades de Coimbra, do Algarve, Aveiro, de Lisboa, do Porto, da Madeira, dos Açores e da Beira Interior. Além disso, também aceitam as pontuações os institutos politécnicos de Leira, Beja, Porto, Portalegre, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Viseu e Santarém.  

Como estudar em Portugal?

O uso do Enem por instituições portuguesas começou em 2014. De lá para cá, as oportunidades para brasileiros só têm aumentado. O Brasil Escola traz as dicas de quatro jovens do Brasil que usaram o exame para entrar em universidades de Portugal