Brasileiros poderão estudar no Instituto de Bragaça, em Portugal, com o Enem

Instituição é a 20ª que assina acordo com o Inep para utilizar as notas do exame.
Em 07/04/2017 13h37 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, é a 20ª instituição à aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso de estudantes brasileiros. O acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi assinado ontem, 6 de abril. 

Veja como estudar em Portugal com o Enem

Instituições de Portugal têm aderido ao Enem para a entrada de brasileiros desde 2014. Apesar da utilização das notas do exame como seleção, não há nenhum convênio entre o Inep e as universidades e institutos para que sejam concedidas bolsas de estudos, ou seja, é tudo pago pelo estudante. 

O IPB conta com cinco unidades, sendo quatro em Bragança e uma em Mirandela. O custo anual dos cursos é de 1.090 euros, o equivalente a R$ 3.612,59, valor dividido em 10 parcelas. De acordo com o presidente do IPB, José Sobrinho Teixeira, os gastos mensais em Bragança (incluindo moradia, mensalidade e alimentação) são de aproximadamente R$ 1.160 (350 euros). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Instituições que aderiram ao Enem

As universidades que aderiram ao Enem são de Coimbra, Algarve, Aveiro, Lisboa, Porto, Madeira, Açores, Beira Interior e Minho. Já os institutos politécnicos são os de Leira, Beja, Porto, Portalegre, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Viseu, Santarém e Bragança. Além disso, há também a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário. 

Como estudar em Portugal com o Enem?

Quatro estudantes brasileiros que entraram em diferentes universidades portuguesas com o Enem contam quais o passos para estudar no exterior e dão dicas para quem tem esse sonho. 

Com informações do Inep


Relacionados

Brasileiros explicam como usar o Enem para estudar em Portugal
Estudantes explicam como usaram a nota do Enem para estudar em Portugal e como é a rotina nas universidades portuguesas.
Notícias
Como utilizar a nota do Enem para estudar em Portugal
Saiba como estudar em Portugal usando as notas do Enem. Ao todo, 51 instituições aderiram ao Enem.
Enem
Em Portugal, Universidade Europeia passa a aceitar brasileiros via Enem
O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Universidade Europeia, localizada em Portugal, assinaram novo convênio. Agora, a instituição de ensino superior passará a receber estudantes brasileiros via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Notícias
Enem será aceito por mais duas Universidades de Portugal
A Universidade de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, e no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vão receber alunos brasileiros, com base na nota do Enem.
Notícias
Enem: mais dois institutos de Portugal aderem ao exame para ingresso de brasileiros
Os institutos Ispa e Estal aderiram ao Enem como forma de ingresso de brasileiros. Com o convênio, sobe para 31 o número de instituições que usam as notas do exame para a seleção dos estudantes do Brasil.
Notícias
Três novas instituições de Portugal aceitarão inscrições de brasileiros pelo Enem
O Enem passará a ser utilizado como critério de seleção de brasileiros em outras três instituições portuguesas mantidas pela Cespu.
Notícias
Universidade Católica Portuguesa também adere ao Enem
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) é mais uma instituição de Portugal a aceitar o Enem para ingresso de brasileiros.
Notícias
Universidade do Minho, em Portugal, adere ao Enem para entrada de brasileiros
A Universidade do Minho, em Portugal, adere ao Enem para entrada de brasileiros. Acordo foi assinado ontem (24).
Notícias