O Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, é a 20ª instituição à aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso de estudantes brasileiros. O acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi assinado ontem, 6 de abril.
Veja como estudar em Portugal com o Enem
Instituições de Portugal têm aderido ao Enem para a entrada de brasileiros desde 2014. Apesar da utilização das notas do exame como seleção, não há nenhum convênio entre o Inep e as universidades e institutos para que sejam concedidas bolsas de estudos, ou seja, é tudo pago pelo estudante.
O IPB conta com cinco unidades, sendo quatro em Bragança e uma em Mirandela. O custo anual dos cursos é de 1.090 euros, o equivalente a R$ 3.612,59, valor dividido em 10 parcelas. De acordo com o presidente do IPB, José Sobrinho Teixeira, os gastos mensais em Bragança (incluindo moradia, mensalidade e alimentação) são de aproximadamente R$ 1.160 (350 euros).
Instituições que aderiram ao Enem
As universidades que aderiram ao Enem são de Coimbra, Algarve, Aveiro, Lisboa, Porto, Madeira, Açores, Beira Interior e Minho. Já os institutos politécnicos são os de Leira, Beja, Porto, Portalegre, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Viseu, Santarém e Bragança. Além disso, há também a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.
Como estudar em Portugal com o Enem?
Quatro estudantes brasileiros que entraram em diferentes universidades portuguesas com o Enem contam quais o passos para estudar no exterior e dão dicas para quem tem esse sonho.
Com informações do Inep