Unicamp divulga concorrência da seleção Enem 2022
Medicina, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação são os cursos mais disputados
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou que 13.421 estudantes se inscreveram na seleção Enem-Unicamp 2022. Puderam fazer o cadastro candidatos que fizeram as edições de 2020 e 2021 do exame educacional.
Segundo a instituição, a maioria dos inscritos (9.252) são concorrentes que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Em seguida, vêm 2.530 estudantes de escolas públicas que também se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas. Há ainda 1.639 pretos e pardos.
A Unicamp também divulgou a concorrência deste processo seletivo. Veja abaixo os dez cursos mais procurados:
-
Medicina (Integral): 269 candidatos por vaga (c/v)
-
Arquitetura e Urbanismo (Noturno): 69 c/v
-
Ciência da Computação (Noturno): 50 c/v
-
Comunicação Social - Midialogia (Integral): 43 c/v
-
Enfermagem (Integral): 38 c/v
-
Ciências Biológicas (Integral): 36 c/v
-
Ciências Econômicas (Noturno): 32 c/v
-
Farmácia (Integral): 29 c/v
-
Odontologia (Integral): 24 c/v
-
História (Integral): 23 c/v
Acesse a concorrência de todos os cursos!
Vagas e Modalidades de Concorrência
A Unicamp oferece 639 vagas para a seleção Enem-Unicamp, o que representa 20% de sua oferta para 2022. As modalidades de concorrência, chamadas pela universidade de "segmentos", são:
I - Candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas públicas brasileiras (ou que tiveram a certificação pelo Enem até 2016, ou por exames oficiais como o Encceja);
II - pretos ou pardos, independente do percurso de formação;
III - Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas públicas brasileiras (ou que tiveram a certificação pelo Enem até 2016, ou por exames oficiais como o Encceja) e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Resultado e demais chamadas
A seleção Enem-Unicamp terá cinco chamadas regulares, as quais coincidem com chamadas do Vestibular 2022 da universidade.
- 1ª chamada: 14 de fevereiro
- 2ª chamada: 21 de fevereiro
- 3ª chamada: 25 de fevereiro
- 4ª chamada: 8 de março
- 5ª chamada: 11 de março
A seleção Enem-Unicamp marca o retorno da utilização das notas do Enem para ingresso na universidade, já que a mudança do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 impossibilitou que a instituição impossibilitou que a instituição tivesse acesso aos resultados em período que não atrapalhasse o ano letivo 2021 e, com isso, houve remanejamento das vagas do edital para o Vestibular 2021.
Mais informações no edital e pelo site da seleção Enem-Unicamp.