UFTM adota SiSU para todas as vagas a partir do Vestibular 2014
Conselheiros também decidiram pela reserva de 50% das vagas para cotistas.
O Conselho de Ensino da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Coens/UFTM), em reunião realizada na última quinta-feira, dia 21 de fevereiro, aprovou por unanimidade a adesão da instituição ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC) a partir do Vestibular 2014.
Na reunião, foram 26 votos pela adesão plena, três votos pela adesão parcial e uma abstenção. Quanto ao sistema de reservas de vagas, Lei de Cotas, 23 conselheiros votaram pela adesão plena de percentual de 50% previsto na lei, seis conselheiros optaram pela fragmentação de 12,5% por ano até 2016 e um se absteve.
Até o Vestibular de Verão 2013 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não era obrigatório. A prova do MEC poderia representar 50% da pontuação da primeira fase do vestibular, caso beneficiasse o candidato. O processo seletivo da UFTM era disputado em duas etapas, a primeira com prova de múltipla escolha de conhecimentos gerais e a segunda, discursiva de conhecimentos específicos mais redação.
A UFTM ainda irá realizar o Vestibular de Inverno 2013 antes de aderir integralmente ao SiSU. De acordo com os conselheiros da UFTM, o motivo da decisão foi a relevância do Enem/SiSU e a necessidade de ampliação dos programas de assistência estudantil na universidade.
Por Adriano Lesme