Novo Enem: o que esperar para 2024
O Enem, maior exame educacional brasileiro, seria alterado em 2024 para se adequar ao Novo Ensino Médio. Mudanças foram suspensas.
O Novo Enem foi apresentado oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) em março de 2022. Tratava-se de um novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio para se adaptar à reforma do ensino médio.
O cancelamento desta nova versão do Enem ocorreu em agosto de 2023. O Enem 2024 está mantido no formato tradicional, conforme foi divulgado em coletiva do MEC no dia 7 de agosto de 2023.
Contando com referências nacionais e internacionais, o novo Enem foi uma proposta de prova educacional contextualizada e tecnológica que pretendia auxiliar os estudantes a traçarem sua vida profissional mesmo antes de ingressarem na universidade.
O Novo Ensino Médio deve passar por mudanças após a realização de uma consulta pública com a comunidade escolar e sociedade. A implementação do novo modelo foi suspensa ao longo da realização da consulta.
Como é o Enem
O Enem foi realizado pela primeira vez em 1999. Inicialmente, as provas eram aplicadas em um único dia e contavam com 63 questões objetivas e uma redação.
Em 2009, as provas do Enem passaram a ter o formato com que possuem até hoje. A diferença é que, naquele ano, o exame ocorria em um sábado e um domingo consecutivos. Hoje, são em dois domingos consecutivos.
Como estava previsto o Novo Enem
A previsão era de que o novo Enem continuaria sendo aplicado em dois dias, mas com prova de questões objetivas de conhecimentos gerais comum a todos os participantes, no primeiro dia, e prova com questões específicas ao grupo escolhido, no segundo dia.
No Novo Enem, além das perguntas objetivas, também teria questões discursivas.
1º Dia
Conteúdo: tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase em português e matemática
Provas: questões objetivas de múltipla escolha de disciplinas do ensino médio e uma redação
Objetivo: de forma interdisciplinar e contextualizada, visa que os estudantes aprofundem a interpretação e a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre suas soluções.
2º Dia
Conteúdo: referenciais para a Elaboração dos Itinerários Formativos (conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio, de acordo com o MEC).
Provas: questões objetivas e questões discursivas de conhecimentos específicos (blocos) conforme o curso de escolha do candidato, além de questões em inglês integradas com outras disciplinas.
Objetivo: aprofundar as competências e habilidades da BNCC observando itinerários como investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.
No momento da inscrição no Enem, os estudantes teriam que optar por um destes quatro blocos: