MEC prorroga convocações da lista de espera do Fies 2018/2
Convocados terão que completar as inscrições no site do financiamento em até 5 dias.
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/2, na modalidade juros zero. A decisão de adiar o fim do prazo foi anunciada na tarde desta segunda-feira, 10 de setembro.
Inicialmente, o MEC anunciou que as convocações acabariam no último domingo, 9 de setembro. As convocações começaram em 6 de agosto.
A lista de espera conta com todos os participantes que não foram convocados na chamada regular do Fies, os quais foram automaticamente inscritos. Os candidatos que forem chamados terão que completar a inscrição no FiesSeleção dentro de cinco dias, considerando a data da publicação da convocação.
Além disso, os candidatos precisam comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior para a validação das informações. Após validadas as informações, os selecionados terão que ir ao banco.
Como foi o Fies?
O Fies juros zero teve oferta de 50 mil vagas. Esta modalidade foi destinada aos candidatos com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Além da renda, os concorrentes tiveram que comprovar participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, com média de 450 pontos e nota acima de zero na redação.
O Fies possibilitou o financiamento mínimo de 50% do valor dos cursos, além de haver aumento no teto (valor máximo financiado), passando de R$ 30 mil para R$ 42 mil semestrais.
P-Fies
Outra modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil que contou com convocações no segundo semestre deste ano foi o P-Fies, modalidade para pessoas com até cinco salários mínimos por pessoa e juros definidos pelos bancos conveniados aos programa.
Esta categoria também exigiu a média de 450 pontos e nota acima de zero na redação do Enem para a participação.
O P-Fies foi lançado no último ano e não obteve sucesso, já que apesar da grande oferta a adesão foi pequena. Com isso, o MEC procurar atrair outros bancos para a sustentabilidade desta modalidade de financiamento.
Mais informações no site do Fies.