MEC divulga edital do SiSU 2021/1
Seleção será realizada em abril e vagas serão exclusivas para quem fez o Enem 2020
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1 no Diário Oficial da União (D.O.U) desta quinta-feira, 11 de fevereiro.
Confira o edital do SiSU 2021/1
O edital do SiSU 2021/1 traz as regras e as datas de todo o processo seletivo. Confira o cronograma:
- Inscrições: 6 a 9 de abril
- Resultado: 13 de abril
- Manifestação de interesse pela lista de espera: 13 a 19 de abril
O SiSU 2021/1 é exclusivo para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O resultado das provas deve sair em 29 de março.
A previsão de datas do SiSU 2021/1 já havia sido divulgada nesta semana, em reunião virtual do Colégio de Pró-Reitores e Graduação das IFES (Cograd).
Menos instituições de ensino
Com o adiamento do SiSU de janeiro para abril, por causa da pandemia, algumas instituições optaram por não participar da edição do primeiro semestre para que não haja comprometimento no calendário acadêmico. Algumas decidiram retomar seus vestibulares para o ingresso em cursos superiores, veja exemplos:
- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – retornou com o vestibular após 10 anos
- Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – realiza vestibular com mais de 2 mil vagas
- Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – realiza vestibular próprio com notas do Enem
- Instituto Federal de Goiás (IFG) – realiza vestibular com 1.200 vagas pelo Enem
- Instituto Federal do Ceará (IFCE) – realiza vestibular com 1.200 vagas pelo Enem
- Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – realiza vestibular próprio com notas do Enem
Para o MEC, a expectativa é de que aumente a oferta de cursos a distância (EaD) no SiSU 2021/1. A modalidade já é oferecida desde o ano passado, mas a adesão foi pouca na última edição. As instituições podem aderir ao SiSU até amanhã, 12 de fevereiro.
SiSU 2021/2
O diretor de políticas e programas de Educação Superior do MEC, Edimilson Costa Silva, divulgou prováveis datas para o SiSU do segundo semestre de 2021. As inscrições são sugeridas para 7 a 10 de junho, resultado no dia 14 seguinte e matrículas de 15 a 21 do mesmo mês.
"Esta é apenas uma previsão, mas pode ser adiado para final de julho a depender do cronograma do ProUni e Fies do segundo semestre", afirmou Edimilson na reunião virtual do Colégio de Pró-Reitores e Graduação das IFES (Cograd).
Como é o SiSU?
O candidato se inscreve no SiSU com suas notas do Enem 2020. O participante tem a oportunidade de escolher até duas opções de curso/instituição/turno.
As vagas são oferecidas em ampla concorrência e cotas (estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, havendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda). Algumas instituições adotam ações afirmativas próprias e/ou bônus.
A posição em que o candidato se encontra muda sempre que alguém com a nota maior se inscrever para o mesmo curso. Um balanço diário é divulgado a partir de meia-noite e serve para que o estudante tenha noção de suas chances para as graduações escolhidas.
O estudante pode mudar suas opções de curso e concorrência até às 23h59 do último dia de inscrições.
O SiSU tem apenas uma chamada regular feita pelo MEC, no próprio site da seleção. Os convocados devem se matricular dentro do prazo definido para que não percam a vaga.
Quando a vaga não é preenchida ela retorna ao sistema. A oportunidade então fica disponível para os candidatos que manifestarem interesse pela lista de espera.
A lista de espera é repassada para as instituições e elas têm autonomia para definir os próprios calendários de chamadas e fazer o número de convocações necessárias. Por isso, quem estiver na lista de espera terá que acompanhar a seleção pelas próprias páginas das universidades, centros universitários, faculdades ou institutos para os quais se candidataram.
Mais informações no edital do SiSU 2021/1.