Inscrições do SiSU 2017/1 chegam ao fim neste domingo (29)
Cadastro de novos candidatos e alteração de dados pode ser feita até às 23h59.
Chegam ao fim neste domingo, 29 de janeiro, as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/1. O cadastro de novos candidatos e as alterações de quem já se inscreveu podem ser feitos até às 23h59.
Faça ou acompanhe a sua inscrição
O fim das inscrições estava previsto para a última sexta-feira (27), mas foi prorrogado por conta dos problemas no sistema que estava impedindo o cadastramento de diversos candidatos. A nova data foi estipulada para evitar prejuízos aos participantes e o Ministério da Educação alega que as dificuldades foram resolvidas.
Quem pode participar?
A primeira edição de 2017 do SiSU é voltada para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Além disso, é preciso ter nota superior a zero na redação para que o sistema aceita a inscrição.
Oportunidades
Esta edição oferece 238.397 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. As oportunidades são para cursos presenciais gratuitos. Graduações que exigem provas complementares ou as de educação a distância não entram na oferta do SiSU. Confira o motivo aqui.
As oportunidades se dividem em ampla concorrência e algumas categorias de cotas e/ou ações afirmativas. A escolha é feita no momento da inscrição. O estudante pode optar por até dois cursos para concorrer.
Saiba quanto é preciso para passar em 15 cursos do SiSU
No início de cada madrugada o MEC divulga as notas de corte (pontuações mínimas) de cada curso. O candidato que fizer o login também pode saber sua posição na disputa de cada opção que escolheu e quantos pontos são precisos para ser convocado na chamada regular.
Resultado
O SiSU tem apenas uma chamada regular feita em seu site, referente ao resultado final. Esta lista será divulgada amanhã (30). Os aprovados terão de 3 a 7 de fevereiro para a realização das matrículas. É importante acompanhar as orientações que estão na página oficial da seleção (como a documentação exigida) e também o que as universidades exigem de formulários complementares.
A Lista de Espera será aberta amanhã (30). Os candidatos que não foram convocados podem se candidatar para a primeira opção de curso que escolheram. A manifestação será feita até 10 de fevereiro e é a base para as próximas chamadas.
O MEC disponibilizará os inscritos na lista de espera para as universidades e institutos e, a partir de 16 de fevereiro, as instituições terão liberdade para iniciar as chamadas em seus próprios sites.
Mais informações no Edital ou pelo 0800 616161.