Chegam ao fim as matrículas da chamada regular do SiSU 2017/1

Hoje (7) é o prazo do Edital, mas instituições podem receber registros até amanhã (8), segundo MEC.
Em 07/02/2017 00h01 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: sisu
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Chegam ao fim nesta terça-feira, 7 de fevereiro, as matrículas da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/1. Apesar de hoje ser o último dia previsto no Edital, o Ministério da Educação deu a autonomia para as instituições prorrogarem o registro até amanhã (8), caso seja necessário. 

Participe da Lista de Espera do SiSU

Como a prorrogação das matrículas até amanhã (8) é opcional, é importante que o candidato verifique em sua instituição de ensino qual o último dia para se matricular para não perder a vaga. Não serão recebidos registros fora do prazo divulgado pelo MEC. 

A documentação necessária para cada modalidade de concorrência está listada no site do SiSU, mediante login do candidato. O aprovado deve conferir todos os documentos necessários, já que cada categoria possui exigências específicas. 

O candidato convocado precisa acessar o site da instituição em que foi aprovado para verificar os procedimentos necessários para a matrícula. Algumas universidades exigem um pré-cadastro online para facilitar a localização dos dados do aluno no momento do registro, assim como é comum a exigência da impressão e preenchimento de formulários complementares. 

Lista de Espera

As inscrições na Lista de Espera seguem até 10 de fevereiro. O candidato precisa fazer o login e manifestar interesse no espaço reservado para isso. Os dados serão repassados às instituições, as quais terão a partir de 16 de fevereiro para a realização das próximas chamadas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As chamadas que serão feitas a partir da Lista de Espera são de responsabilidade das instituições. Elas podem definir o cronograma de convocações e matrícula, assim como definir quantas chamadas serão realizadas. Por isso, o candidato deve acompanhar essas informações diretamente nas páginas das universidades ou institutos para os quais estão concorrendo, já que será nelas que sairão os resultados. 

SiSU

O SiSU 2017/1 ofereceu 238.397 vagas em 131 instituições publicas de ensino superior. Os cursos são totalmente gratuitos e as oportunidades foram destinadas somente para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. 

Em seu último balanço, o MEC registrou 2.498.261 inscritos e 4.880.047 inscrições nesta edição do SiSU, já que os candidatos puderam concorrer em duas opções de curso. No ano passado, 2.712.937 concorrentes fizeram 5.275.613 cadastros nas graduações oferecidas. 

Devido aos problemas técnicos, o MEC prorrogou o prazo de inscrições do SiSU 2017 (de 27 para 29 de janeiro). No entanto, mesmo com o adiamento do fim do cadastro, a participação desta edição foi inferior ao mesmo período do ano passado. O resultado foi divulgado em 30/01 e as matrículas começaram na última sexta-feira (3). 

Mais informações no Edital ou pelo 0800 616161.