Inscrições para a lista de espera do ProUni 2020/2 estão abertas

Apenas quem se inscreveu na edição do segundo semestre pode participar da lista de espera. Há critérios específicos para cursos de primeira ou segunda opção.

Em 18/08/2020 07h25 , atualizado em 18/08/2020 07h51
Por Adriano Lesme

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira, 18 de agosto, as inscrições para a lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2020/2. O prazo vai até as 23h59 da próxima quinta-feira, dia 20.

Inscreva-se na lista de espera do ProUni

Poderão participar da lista de espera do ProUni os candidatos que se inscreveram na edição do segundo semestre e não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas regulares. Pré-selecionados em cursos que não formaram turma também podem concorrer.

Os estudantes só podem se inscrever nos cursos escolhidos durante a inscrição. Veja:

Primeira opção

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares.
  • Pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Segunda opção

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
  • Pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

A lista de espera será única para cada curso e turno de cada local de oferta, tanto para as vagas destinadas à ampla concorrência quanto para às reservadas para cotistas. Não haverá listas separadas.

Entenda as cotas no ProUni

O resultado da lista de espera do ProUni 2020/2 será divulgado no dia 24 de agosto. Os pré-selecionados deverão entregar a documentação nas faculdades até o dia 28 desse mês.

ProUni 2020/2

O ProUni 2020/2 ofereceu 167.780 bolsas de estudo, sendo 60.551 integrais e 107.229 parciais (50% da mensalidade). Ao todo, 228.444 candidatos realizaram 440.674 inscrições - o número de inscrições é maior porque cada candidato pode se inscrever em até dois cursos.

As bolsas integrais são destinadas aos candidatos com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (per capita). Para as bolsas parciais, a renda máxima sobe para três salários mínimos por pessoa.

A primeira chamada do ProUni 2020/2 foi divulgada no dia 21 de junho, e a segunda no dia 4 de agosto.

Quem pode participar do ProUni?

O ProUni é exclusivo para estudantes que fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tiveram média de 450 pontos nas provas, além de nota acima de zero na redação. No caso do ProUni 2020, foi exigido o Enem 2019.

Além da participação no Enem, os candidatos NÃO podem ter curso superior e devem estar em uma das categorias abaixo:

  • Pessoa que fez o ensino médio todo em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular;
  • Pessoa com deficiência;
  • Professor de rede pública em exercício do magistério (categoria em que não há comprovação de renda).

O ProUni é recebe inscrições duas vezes ao ano, sempre depois do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e antes do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).