Estudantes comentam segundo dia de provas do Enem 2021

Domingo contou com questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Em 28/11/2021 19h06 , atualizado em 28/11/2021 19h29
Por Lorraine Vilela Campos , Silvia Tancredi , Érica Caetano
Adauto e Luiza fizeram o Enem 2021 como treineiros
Crédito da Imagem: Silvia Tancredi/Brasil Escola

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 chegou ao fim. Neste domingo, 28 de novembro, os participantes fizeram provas de Ciências da Natureza e Matemática. 

O Brasil Escola conversou com alguns estudantes que fizeram as provas neste domingo para saber como foram as 45 questões de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e 45 de Matemática. Confira! 

Prova menos cansativa

O estudante Fernão Queiroz, de 16 anos, diz que a aplicação do Enem foi tranquila e que as medidas sanitárias foram cumpridas. Para ele, este domingo foi mais tranquilo que o primeiro dia, que apesar da prova em si ser mais cansativa, não se compara a da semana passada.

Fernão considerou o segundo dia menos cansativo que o primeiro

Para Luíza Albertoni, treineira de 17 anos, a prova de hoje foi menos cansativa do que a de humanas. "Achei a prova da semana passada um pouco mais pesada por ter muita coisa para ler", afirma. 

Matemática mais fácil

O estudante Vinícius Martins, de 17 anos, fez o Enem com o objetivo de utilizar a nota para cursar Direito. Apesar de gostar da área de humanas, considerou a prova de matemática a mais tranquila, menos cansativa. 

Vinícius pretende utilizar a nota para cursar Direito

Para Adauto Elídio, de 15 anos, a prova foi tranquila, mesmo ele ainda estando no 1º ano do ensino médio. Segundo o estudante, que fez o exame como treineiro, as provas foram coerentes.

Química foi a mais difícil 

No geral, os estudantes entrevistados acharam a prova de Química a mais difícil deste domingo. Maria Júlia Faria, 18 anos, foi uma das alunas que ressaltou a falta de afinidade com a matéria e a dificuldade de aplicar as fórmulas. 

Maria Júlia é uma das estudantes que achou Química a prova mais difícil

Saber interpretar as fórmulas, entender os conceitos e até mesmo a falta de base da disciplina em muitas escolas acaba deixando o conteúdo mais distante dos alunos. 

Prova mais fácil que os anos anteriores

Matheus Nasser, de 20 anos, já fez o Enem algumas vezes e deseja utilizar a nota para ingressar em Medicina. Segundo o estudante, essa edição foi mais fácil do que os anos anteriores, mas ainda assim foi puxada e cansativa. 

Em seu segundo Enem, André Luiz Gonçalves, de 17 anos, considerou a prova mais tranquila que a sua primeira experiência. Seu objetivo é ingressar no curso de Direito com a nota do exame.

Em seu segundo Enem, André achou a prova de hoje mais tranquila

Acompanhe a correção comentada

O Brasil Escola fará daqui a pouco a Correção Comentada do segundo dia do Enem 2021. A parceria com o Poliedro Educação trará o gabarito extraoficial e a resolução das questões em tempo real. Acompanhe nesta página!

Comentários Ao Vivo no Canal do Brasil Escola

Acompanhe os comentários dos professores no canal do Brasil Escola, em vídeo ao vivo. Confira!