Enem 2021: provas de Ciências da Natureza e Matemática são neste domingo (28)

Brasil Escola comentará as provas e divulgará o gabarito extraoficial a partir das 19h30.
Em 28/11/2021 00h05 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 participam hoje, 28 de novembro, do segundo dia de provas. Neste domingo, farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Assim como no último domingo, os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas terão início às 13h30.

Os participantes terão cinco horas para responder 45 questões de Ciências da Natureza, que envolve as disciplinas de Biologia, Física e Química, e 45 questões de Matemática.

Veja: Estratégias para a prova de Matemática do Enem 2021

A partir das 15h30 os estudantes poderão deixar os locais de provas, mas sem o caderno de questões. A saída com o caderno será permitida a partir das 18h.

Depois das provas, o Brasil Escola divulgará a Correção Comentada do Enem 2021, em parceria com o Oficina do Estudante e o Sistema Poliedro. Também vamos comentar o segundo dia de provas no YouTube e TikTok, a partir das 19h30.

Orientações

Os participantes do Enem 2021 deverão levar para as provas o documento de identidade com foto e caneta preta de tubo transparente. O uso de máscara é obrigatório desde a entrada no prédio de prova.

Como opcionais estão o cartão de inscrição, máscaras reservas, recipiente com álcool em gel, garrafa d’água e alimentos como biscoitos, chocolates e frutas. No caso do telefone celular, ele deverá ser desligado e colocado no porta-objetos que será entregue pelo fiscal. 

Alerta: Desprograme todos os alarmes do celular. No primeiro dia, uma estudante foi eliminada porque o despertador do celular tocou mesmo com ele desligado.

Coronavírus

Os estudantes precisam seguir os protocolos de biossegurança contra a Covid-19 definidos pelo Inep. As principais orientações são:

  • Uso obrigatório de máscaras que cubram nariz e boca. É recomendado ao participante que leve mais máscaras para que possa realizar a troca de tempos em tempos. 

  • Será permitido utilizar luvas transparentes ou semi-transparentes durantes as provas.

  • Será permitido levar recipiente transparente com álcool em gel, apesar dos locais de prova disponibilizarem álcool para a higienização. 

  • Os participantes terão que autorizar a vistoria de seus objetos, artigos religiosos e itens de higiene. 

  • Os participantes devem chegar com antecedência e ir direto para a sala de aula, sem se aglomerar na entrada dos locais e nos corredores. 

Os inscritos que faltarem às provas por estar com Covid-19 ou por apresentar sintomas da doença poderão solicitar a reaplicação, entre 29 de novembro e 3 de dezembro. O mesmo vale para outras doenças infectocontagiosas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como foi o 1º dia

Entre os mais de 3 milhões de inscritos no Enem 2021, contando as versões impressa e digital, 26% não compareceram ao primeiro dia de provas. Isso significa que 2,3 milhões de estudantes fizeram as provas, o menor número desde 2005.

No primeiro dia, os participantes elaboraram uma redação e responderam 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. O tema da redação foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

Leia comentários de professores sobre o tema da redação do Enem 2021

Resultado

Na próxima quarta-feira, 1º de dezembro, o Inep publicará os gabaritos oficiais do Enem 2021. A data para publicação do resultado ainda não foi informada. Como haverá reaplicação nos dias 9 e 16 de janeiro, é provável que o resultado saia apenas em fevereiro.

Com as notas do Enem 2021 será possível participar das edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Brasileiros também podem estudar em Portugal usando as notas do Enem.