Enem 2023: no feriado, descansar ou estudar?
Cada estudante deve analisar qual atividade é melhor para sua saúde mental
Hoje, 12 de outubro, é feriado em todo o Brasil. Mas, faltando menos de um mês para começarem as provas do Enem 2023, fica a dúvida: estudar ou descansar no feriado?
É interessante que os estudantes tenham em mente que o Enem 2023 se aproxima e estudar as últimas matérias ou fazer revisões a pouco tempo de antes da aplicação da prova pode fazer diferença na hora da nota. Mas, por outro lado, descansar e relaxar, fazendo atividades diferentes no feriado, pode ajudar a manter a saúde metal em dia.
A recomendação de especialistas em educação para os feriados é parecida com o período de férias. Conforme os profissionais, é importante que os jovens descansem a mente, nem que seja por algumas horas, para depois retomar os estudos com mais pique e energia.
Como descansar no feriado em época de Enem?
Embora seja um feriado que pode ser prolongado em muitas regiões do Brasil, o conselho é que os alunos não estendam o período de descanso além do dia do feriado propriamente dito, para evitar perder um tempo que poderia ser aproveitado nos estudos.
Para os estudantes que pretendem descansar no feriado em época de Enem, a ideia é fazer atividades que relaxem a mente e o corpo e que não esteja ligadas aos estudos do exame educacional.
Veja abaixo algumas sugestões do que fazer no feriado próximo ao Enem:
-
Dormir mais tempo do que normalmente, seja de manhã, seja à tarde;
-
Fazer algum hobby ou praticar esportes;
-
Passear em algum lugar, como parque, shopping, cinema, museu, etc;
-
Encontrar os amigos para conversar sobre assuntos diferentes dos estudos.
Como estudar para o Enem no feriado?
Há estudantes cujo foco no momento é a preparação para o Enem 2023, então pode ser que eles não queiram perder um só dia de estudos. Nesse caso, de acordo com especialistas, pode-se, sim, estudar, mas preferencialmente de uma forma leve.
Uma ideia é ler um bom livro ou assistir a um filme. Essas atividades podem ajudar a aumentar o repertório cultural para a prova de redação do Enem ou mesmo revisar temas que podem cair nas provas de história, por exemplo.
Leia também: confira 7 filmes para ajudar nos estudos do Enem
Outra dica é fazer exercícios, provas anteriores do Enem ou algum simulado do Enem, uma vez que são atividades mais dinâmicas e rápidas. Também se pode treinar a escrita, produzindo uma redação.
Por fim, mais uma opção seria estudar pela internet, assistir videoaulas e até revisar conteúdos pelas redes sociais.
Acesse o canal do Brasil Escola no YouTube
Enem 2023
O Enem 2023 será realizado nos domingos 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. Normalmente, o cartão com o local de prova é liberado aos participantes no final do mês de outubro.
No primeiro dia de prova, os estudantes deverão produzir uma redação e responder 45 questões objetivas de Linguagem e Códigos e 45 de Ciências Humanas.
No segundo dia, será a vez de 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.
O resultado do Enem 2023 deve sair no dia 16 de janeiro de 2024. Com as notas em mãos, os estudantes poderão ingressar no ensino superior, por meio de programas do Ministério da Educação (SiSU, ProUni e Fies) e por vestibulares.