Enem 2022 recebeu mais de 35 mil solicitações de atendimento especializado
Entre as condições com maior quantidade de atendimento especializado no Enem 2022 estão: déficit de atenção, baixa visão e deficiência física
O Enem 2022 recebeu, ao todo, 35.974 solicitações de atendimento especializado.
Essa opção é utilizada pelas pessoas que se encontram em uma das 17 condições que garantem o direito de recursos de acessibilidade para fazer as provas do Enem.
Entre as condições com mais inscritos no atendimento especializado estão:
-
Déficit de atenção: 10.481
-
Baixa visão: 5.570
-
Pessoas com deficiência física: 4.573
No total, são quase 3,4 milhões de pessoas inscritas no Enem 2022. Sendo que 3.331.566 devem fazer o exame impresso e outras 65.066 a prova em sua versão digital.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) são 16 tipos de recursos de acessibilidade utilizados no exame impresso e 6 tipos para o digital.
Esse tipo de atendimento está inserido na Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, que foi implementada em 2000, com a operacionalização a candidados com deficiência.
Ao longo dos anos do Enem foram implementadas as provas em braile, prova ampliada, auxílio para leitura e transcrição, bem como tradutor e intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Desde o ano de 2013, o Inep publica o edital do exame em Libras.
O uso de materiais próprios de suporte à acessibilidade é permitido, tais como a máquina de escrever em braile, lâmina overlay, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, multiplano e plano inclinado. O candidato também pode ser acompanhado por cão-guia.
Confira também: o que é inclusão social
Provas do Enem 2022
Neste domingo (13), primeiro dia de aplicação do exame, os candidatos do Enem 2022 devem produzir uma redação sobre os desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil.
Além da produção textual, os participantes terão de responder a 90 questões objetivas, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).
O segundo dia do Enem será aplicado no próximo domingo (20) e contará com as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Correção comentada Enem 2022
O Brasil Escola, em parceria com os cursos Poliedro e Oficina do Estudante de São Paulo, fará a correção comentada do Enem 2022 de forma gratuita e em tempo real hoje, a partir das 19h.
A equipe de professores do Brasil Escola fará hoje (13) comentários sobre a prova ao vivo no canal do Youtube a partir das 19h30.