O tema da redação do Enem 2022 é: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". O anúncio foi feito às 13h49 pelo ministro da Educação, Victor Godoy.
Maria Aparecida Custódio, professora do Laboratório de Redação do Objetivo, lembra que os indígenas, ciganos, extrativistas, pescadores e quilombolas compõem as comunidades tradicionais brasileiras. De acordo com a educadora, esses povos contribuem para a proteção do território, da terra, e atuam na extração de recursos naturais importantes.
Ela menciona a relevância da presença desses sujeitos no espaço da universidade para a produção científica que envolve as questões relacionadas à realidade das comunidades tradicionais, por exemplo o uso de plantas e recursos naturais na ciência.
Fabiula Neubern, coordenadora de Redação do Poliedro Curso, enfatiza que o problema é o desafio de valorizar.
" É importante, então, que o aluno pense em causas da dificuldade dessa valorização desses povos tradicionais e comunidades tão importantes para a cultura do país. E é possível, também, que ele pense em consequências da desvalorização ou da dificuldade de valorizar essas comunidades e povos."
Fabiula Neubern
O artigo 215 da Constituição, que assegura a proteção às manifestações culturais indígenas e afro-brasileiras e a esses grupos, é citado por Fabiola como algo importante para este tema. Ela lembra que o assunto foi cotado para edições anteriores, o que significa que os estudantes já podem ter escrito sobre o tema, que segundo ela, não é surpreendente.
Uma desvantagem citada pela coordenadora de redação é o desconhecimento das legislações a respeito do tema, como também não conhecer os principais conflitos vivenciados por esses grupos.
Fabiula destaca que há o retorno da palavra desafio na proposta da redação, que foi utilizado pela última vez no Enem 2017, quando o tema foi Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil.
Leia também: o que é marco temporal?
Primeiro dia de provas do Enem
Os mais de 3,3 milhões de participantes começaram a fazer a redação às 13h30 de hoje, 13 de novembro. O texto deve ser feito à mão tanto pelos inscritos na prova impressa quanto na prova digital.
Hoje, os estudantes também estão respondendo 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. As provas do Enem 2022 terminarão às 19h.
Correção comentada
O Brasil Escola, em parceria com os colégios e cursos Oficina do Estudante e Poliedro, realizará a correção comentada das provas e da redação do Enem 2022. As respostas podem ser vistas a partir das 19h na página da correção comentada Brasil Escola Enem 2022.
A equipe de professores do Brasil Escola também fará comentários sobre as provas. Você pode acessar a transmissão ao vivo no canal do Brasil Escola no YouTube também a partir das 19h.
Correção da redação Enem 2022
A redação do Enem 2022 é corrigida por dois corretores, que têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências:
-
Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
-
Compreensão da proposta de redação;
-
Seleção e organização das informações;
-
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
-
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
A nota final da redação do Enem é a média aritmética da pontuação total dada pelos dois corretores, exceto em casos em que há discrepância entre as duas notas.
Entenda como funciona a correção da redação do Enem
O Edital do Enem prevê 8 situações em que a redação do participante pode ser zerada ou anulada. São elas:
-
Fuga total ao tema;
-
Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
-
Texto com até 7 linhas;
-
Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
-
Redação em branco, mesmo com texto em rascunho;
-
Cópia do texto motivador;
-
Assinar a redação fora do local designado;
-
Escrever em outra língua que não o português.
2º dia do Enem 2022
As provas do segundo dia do Enem 2022 serão aplicadas no próximo domingo, 20 de novembro. Desta vez, os inscritos deverão responder 45 questões de matemática e 45 questoes de Ciências da Natureza, que abrange as disciplinas de biologia, química e física.
Geralmente, o gabarito oficial do Enem sai na primeira quarta-feira após o segundo dia de provas (23 de novembro). Já o resultado do exame costuma ser divulgado no final de janeiro.
Mais informações pelo site do Inep e no especial Enem 2022 do Brasil Escola.