Enem 2022: prova de Ciências Humanas apresenta temas atuais e sociais

Papel da mulher na história, Estado democrático de direito e questões de gênero, raça, tecnologia e desigualdade são destaques
Em 13/11/2022 21h25 , atualizado em 13/11/2022 22h15 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Professores elogiaram as provas de Ciências Humanas do primeiro dia do Enem 2022. Dos mais de 3,3 milhões de inscritos, mais de 2,4 milhões fizeram o exame educional na tarde de hoje, 13 de novembro, em todo o Brasil. 

A área de conhecimento Ciências Humanas abrange as disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia. Ao todo, os inscritos responderam 45 questões objetivas dessas matérias.

Leia também:

Enem 2022: os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil é o tema da redação

Professores e alunos comentam as provas de Linguagens e redação do Enem 2022

A prova de Ciências Humanas do Enem 2022 envolveu temas atuais e sociais, fazendo com que o exame ganhe parabéns pela eficiência das perguntas na opinião da professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do colégio e curso Objetivo, de São Paulo. 

"O Enem 2022 foi uma prova atualíssima porque abordou muitas questões sociais e questoes de analise de textos, mas que não geraram dúvidas aos participantes, não dando problemas de interpretação. Foram questões eficientes, competentes, que avaliaram bem o estudante preparado", comenta a coordenadora Vera Lúcia.

Confira abaixo um resumo de cada uma das provas de Ciências Humanas do Enem 2022:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História no Enem 2022

Estado democrático de direito caiu na prova de história do Enem 2022

O professor de historia Marcus Vinícius Morais do colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP) ressalta que a prova trouxe predomínio de temas localizados entre os séculos XIX e XX. Para ele, o Brasil império e o início da República tiveram, nesse caso, maior incidência.

"De forma geral, a prova conseguiu manter uma estrutura já conhecida do exame nacional, mas a grande quantidade de textos e algumas questões pontuais podem ter trazido certa dificuldade para os alunos", acredita.

O professor de história do colégio Objetivo, Ricardo di Carlo, avalia que a prova de sua disciplina foi mais próxima às origens do Enem, pois temas conteudistas não foram muito trabalhados. Para ele, a prova de história do Enem 2022 foi, sobretudo, de exigência de análise e interpretação dos inscritos.

Conforme Di Carlo, o eixo central de prova de história do Enem 2022 foi o conceito de excluidos da história, tais como:

  • Papel da mulheres, por exemplo, no Segundo Reinado;

  • Organização dos proletários;

  • Relação excludente sobre o trabalho na Amazônia;

  • Expectativa exploratória da escravidão ainda que sobre o conceito da medicina;

  • Religiosidade popular.

O professor disse que outros temas se destacaram: questão classica sobre o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), lógica de dominio da Ditadura do Estado Novo, a Nova República, a valorização do Estado de direito e a submissão a lei.

"Acredito que os alunos bem preparados que souberam interpretar com qualidade os textos e os conceitos estabelecidos nas aulas e as suas relações devem ter ido muito bem na prova de história do Enem 2022", afirma o professor Ricardo Di Carlo.

Geografia no Enem 2022

Macrocefalia urbana caiu na prova de geografia do Enem 2022

Daniel Simoes, professor de Geografia do colégio e curso Oficina do Estudante, analisa que as questões trouxeram forte presença de temas interdisciplinares com história, sociologia e filosofia.

"A prova de geografia apresentou nível médio, com questões bem elaboradas, com clara distinção entre alternativas incorretas e corretas e bastante coerente com o conteúdo programático do Ensino Médio", avalia o professor. 

Eduardo Britto, também professor de geografia de colégio Objetivo, lembra que a prova de geografia do Enem 2022 trouxe temas importantes como:

  • Valorização da brasilidade e dos provos tradicionais do Brasil;

  • Amazônia;

  • Importância dos trabalhadores em si;

  • Espaço rural;

  • Sertão Nordestino;

  • Geografia pura (escalas, solos, rochas, movimentos migratorios, macrocefalia urbana, etc).

Britto ressalta que a prova de geografia procurou abordar questões bem contextualizadas e com conceitos geográficos envolvendo graficos, mapas, música, entre outros recursos visuais.   

"A prova de geografia do Enem 2022 foi bem plural, mas que acima de tudo valorizou a contextualizacao por meio de instrumentos que procurava saber se o aluno dominava a geografia. Foi uma prova muito bem contextualizada e com banco de questões que mostra essa conexão entre o que se aprende em sala de aula, os instrumentos abordados e o conceito geográfico", avalia o professor Eduardo Britto.

Filosofia e sociologia no Enem 2022

Autor Michel Foucault caiu na prova de filosofia e sociologia do Enem 2022

Silvio Sawaya, professor de Filosofia Oficina do Estudante, analisa que a prova, como de costume, exigia leitura atenta e um poder de síntese ao analisar as respostas. "Penso que foi um teste justo com a cara do Enem".

Entre os temas da prova de Filosofia e sociologia do Enem 2022, destacam-se:

  • Filosofia antiga: arché, pólis e Sêneca;

  • Filosofia contemporânea: Hannah Arendt, Foucault, Deleuze e Merlau-Ponti;

  • Sociologia teve temas políticos e questões sociais, como de gênero, raça, tecnologia, desigualdade e cultura popular. 

José Maurício Mazzuco, professor de sociologia e filosofia do colegio objetivo, considera que a prova teve muito alto nivel.

"A prova de filosofia e sociologia do Enem 2022 foi bastante difícil para uma disciplina que os alunos veem apenas uma vez por semana. Foi uma prova difícil e que exige do aluno muito conhecimento e atenção no texto, mas sobretudo conhecimento", acredita o professor.

O que dizem os estudantes

Hisy Ellen está fazendo o Enem 2022 para tentar curso de Medicina

Hisy Ellen Souza, que está fazendo o Enem 2022 para tentar ingressar no curso de Medicina, comenta que achou algumas questões da prova de ciências humanas um pouco confusas, mas que por eliminação davam para responder,

"Penso que a prova de ciências humanas trouxe temas muito pertinentes na sociedade, como racismo, ideologias que não são comentadas. Gostei da prova. Achei que as perguntas foram bem elaboradas. Estou com expectativas altas. Vamos esperar como será o próximo domingo".

Thalles Barbosa quer cursar a carreira de Relações Internacionais. Para isso, está fazendo o Enem 2022. Na opinião do estudante, a prova de ciências humanas foi mais interpretativa do que conteudista, como já é de costume.

"Acho que a prova não foi tão difícil. Em comparação aos testes do ano passado e retrasado, foi mais fácil, por exemplo. Acho que, no geral, foi uma prova mediana do Enem, embora bem elaborada. Mas, acho que o resultado dessa prova será como conseguimos nos controlar a ansiedade, medo, esse tipo de coisa. Espero que dê certo meu objetivo".

Correção comentada Enem 2022

O Brasil Escola, em parceria com os colégios e cursos Poliedro e Oficina do Estudante de São Paulo, está realizando a correção comentada das provas do 1º dia do Enem 2022

Além disso, a equipe de professores do Brasil Escola realizou uma live comentando as provas de hoje. Confira o vídeo abaixo:

2º dia do Enem 2022

Os inscritos no Enem farão o segundo dia de provas no próximo domingo, 20 de novembro. Desta vez, serão 90 questões de matemática e ciências da natureza, que abrange as disciplinas de biologia, química e física.

Veja temas que mais caem no Enem


Relacionados

A importância do debate sobre a valorização das comunidades e povos tradicionais do Brasil
Confira no Blog do Vestibular uma análise sobre a importância do tema da redação do Enem 2022 que abordou os desafios para a valorização dos povos tradicionais.
Blog do Vestibular
Enem 2022 recebeu mais de 35 mil solicitações de atendimento especializado
O Enem 2022 recebeu, ao todo, 35.974 solicitações de atendimento especializado. São 17 condições que garantem o direito aos recursos de acessibilidade.
Notícias
Enem 2022: confira temas e estratégias para prova de Matemática
Prova de matemática do Enem 2022 será aplicada no próximo domingo, 20 de novembro. Professor lista assuntos que mais caem e melhor forma de resolver as questões
Notícias
Enem 2022: os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil é o tema da redação
O Ministério da Educação (MEC) informou agora que o tema da redação do Enem 2022 é: Desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil.
Notícias
Entenda a logística adotada pelo Inep na aplicação das provas do Enem 2022
Fique por dentro das etapas de logística de armazenamento, segurança, distribuição, aplicação e correção do Enem 2022.
Notícias
Primeiro dia do Enem 2022 tem 26,7% de abstenção
Dos 3,4 milhões de inscritos, apenas 2,4 milhões de participantes compareceram no 1° dia de provas do Enem 2022, confira:
Notícias
Professoras comentam sobre o tema da redação do Enem 2022
Tema da redação do Enem 2022 é sobre o desafio para a valorização das comunidades e povos tradicionais do Brasil. Confira comentários sobre o tema.
Notícias
Professores e alunos comentam as provas de Linguagens e redação do Enem 2022
Confira o que alunos e professores acharam das provas de Linguagens e Códigos e do tema da redação do Enem 2022
Notícias