Ausentes no primeiro dia de provas do Enem 2018 representam 24,9% dos inscritos

Oferecimento:

É o menor índice de faltosos desde 2009, quando o exame foi reformulado.

Em 05/11/2018 08h29 , atualizado em 05/11/2018 08h47
Por Rafael Batista
Crédito da Imagem: inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começou no último domingo, dia 4 de novembro e registrou o menor percentual de abstenção desde 2009. Dos mais de 5,5 milhões de inscritos, 1.374.430 não compareceram ao primeiro dia de provas, registrando um índice de 24,9% de ausentes.

Veja a correção comentada do primeiro dia

Para o Ministério da Educação (MEC), o baixo número de ausentes se dá pelas ações implementadas desde 2016, com a mudança nos critérios de isenção. Nesta edição, os estudantes que tiveram isenção em 2017 e se ausentaram das provas precisaram justificar a ausência para conseguir o benefício novamente.

Veja o histórico de abstenção desde 2009:

Fonte: Inep/MEC

Eliminações

Algumas eliminações pontuais de participantes foram registradas no primeiro dia. Ao todo, 71 estudantes foram excluídos do exame por diversos motivos. 

Foram duas eliminações por uso de ponto eletrônico e outras duas durante a revista no detector de metais. Os demais participantes excluídos do Enem 2018 foram por descumprimento de regrais gerais do Edital, com ausentar-se antes do horário permitido, não atender as orientações dos fiscais, entre outros.

Outros contratempos

O MEC também informou que as provas foram aplicadas de forma tranquila e não houve registros de tumultos ou manifestações nos locais de provas. Aconteceu interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica em 30 locais de provas, sem comprometer a aplicação.

Em Porto Nacional (TO) e Franca (SP), o exame precisou ser interrompido por causa da falta de energia. Nestes casos, os estudantes comprometidos com a interrupção do exame devem comparecer para as provas do segundo dia no próximo domingo, dia 11 de novembro, e terão direito a reaplicação do primeiro dia, em 11 de dezembro.

Redação

O tema da redação do Enem 2018 foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Os participantes tiveram que fazer um texto dissertativo-argumentativo a partir da coletânea de apoio fornecida pelo Inep.

Os desafios presentes nos textos da proposta eram garantir a liberdade de expressão num ambiente em que algoritmos orientam posições ideológicas e identificar os filtros usados para esses direcionamentos.

Veja o comentário da redação

Segundo dia de provas

A aplicação do Enem 2018 continua no próximo domingo, 11 de novembro, quando serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Os participantes contarão com cinco horas corridas para responder outras 90 questões objetivas.

A novidade no segundo dia de provas é o acréscimo de trinta minutos no tempo total do exame, que antes era de apenas quatro horas e meia.

As regras são as mesmas do primeiro dia, com portões abertos às 12h e fechados às 13h, pelo horário de Brasília. No último final de semana, do dia 3 para o dia 4 novembro, começou a valer o horário de verão nos estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e, por isso, o Brasil conta com quatro fusos horários diferentes.

Correção comentada

Bem como no primeiro dia, logo depois das provas, o Brasil Escola, em parceria com o Colégio e Curso Oficina do Estudante, vai disponibilizar a correção comentada do Enem 2018 a partir das 18h30.

Como os gabaritos oficiais do Enem 2018 devem ser publicados apenas no dia 14 de novembro, a correção comentada é uma ferramenta para o participante ter uma ideia de como se saiu nas provas.

Resultado

O resultado do Enem 2018 deve ser disponibilizado no dia 18 de janeiro de 2019. O Enem é obrigatório para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma que substitui vestibulares de instituições públicas de ensino por todo o país.

A pontuação do Enem também é um dos pré-requisitos para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para conseguir bolsas de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni).