Whatsapp
Em 30/05/2011 14h27 , atualizado em 02/06/2014 11h16

A física no ENEM

Enem

Por Domiciano Correa Marques da Silva
Física no ENEM
Física no ENEM
PUBLICIDADE

Como sabemos, o ENEM mudou, deixando para trás a concepção de que alunos têm que decorar várias fórmulas, principalmente as de física, que para muitos estudantes são o terror dos vestibulares.

Em seu novo modelo, a prova procura abordar situações vivenciadas diariamente pelos estudantes e visa também a interdisciplinaridade. Tais mudanças fizeram com que o ENEM ganhasse peso nos processos seletivos das principais universidades do país. Em muitas delas, o ENEM serviu como fase única no vestibular.

As disciplinas não estão mais separadas por blocos, mas sim agrupadas em quatro grandes áreas de conhecimento. A física está incluída na área de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”.

Em relação às questões de física cobradas nas provas, o MEC (Ministério da Educação) tem por objetivo identificar algumas competências básicas dos alunos. São elas:

– Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

– Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

– Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicas.

– Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

– Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.

– Apropriar-se de conhecimentos da física, da química e da biologia para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

De acordo com as competências abordadas acima vemos que a física não mais é cobrada somente através de cálculos e decorebas de fórmulas. As questões são interativas e interdisciplinares.

Assim, a prova exige diferentes habilidades, como: capacidade de interpretação, domínio de linguagens (matemática, científica, etc.), enfrentar situações-problema, além de ter a visível compreensão das ciências naturais e as tecnologias que a elas se associam na construção do conhecimento humano.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Clique aqui e veja dicas e a resolução de algumas questões do Enem a respeito dos circuitos elétricos, ligações elétricas muito presentes em nosso cotidiano.
Clique aqui e veja algumas dicas para se dar bem na hora de resolver a prova de Física do Enem!
Clique aqui para saber mais sobre o Magnetismo, ramo da Física que estuda os fenômenos magnéticos e que sempre aparece nas provas do Enem.
Vai prestar o Enem, mas tem dificuldade em Física? Que tal acessar este artigo para conferir quais são os principais temas de Mecânica cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio? Aproveite também para estudar alguns conceitos da Cinemática, Dinâmica e Estática, como velocidade, força e condições de equilíbrio.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES