5 temas de redação para a reaplicação do Enem 2021

Mais de 300 mil estudantes são esperados para as provas dos dias 9 e 16 de janeiro.
Em 05/01/2022 10h47 , atualizado em 05/01/2022 10h49 Por Lorraine Vilela Campos

Prova de redação da reaplicação do Enem 2021 será no próximo domingo
Prova de redação da reaplicação do Enem 2021 será no próximo domingo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A reaplicação Enem 2021 começa no próximo domingo, 9 de janeiro. Os candidatos terão que responder 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além de elaborar a redação.

A redação do Enem costuma gerar expectativa nos participantes, que treinam diversos temas durante a preparação. Ao longo do ano, professores de colégios e cursinhos trabalham com seus alunos alguns temas com possibilidade de aparecer na prova, mas acertar a proposta é um desafio.

Na aplicação regular, um tema que não foi cogitado por grande parte dos professores acabou sendo escolhido: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". De cunho social e focado nos direitos básicos, a temática surpreendeu. 

Leia: Estudantes nota mil dão dicas para redação do Enem 2021

Possíveis temas

Se você vai fazer a reaplicação do Enem 2021, a professora de redação do colégio Mopi, Júlia Langer, indica cinco temas para treinar até a prova de domingo. Confira!

1) A contribuição da biotecnologia à saúde no Brasil

A biotecnologia ganhou destaque recentemente por causa do desenvolvimento das vacinas contra Covid-19 e no controle da pandemia. Pesquisas em biotecnologia contribuem para controle de pragas e epidemias, como a dengue no Brasil. 

Como discussão, pode ser abordado o fato de medicamentos e vacinas dependem diretamente do desenvolvimento tecnológico e da manipulação de organismos em laboratórios.

2) Causas e possíveis soluções para os conflitos de terras indígenas brasileiras

O embate sobre a demarcação de terras indígenas é uma problemática histórica. Recentemente, houve uma reviravolta quanto à legalidade da demarcação de tais terras, trazendo à tona outras questões, como a exploração de mineradoras e madeireiras em territórios indígenas dentro da Amazônia Legal, impactos ambientais e conflitos armados.

Atualidades: Marco Temporal para Demarcação de Terras Indígenas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3) Os impactos da poluição ambiental no Brasil

Questões ambientais estão em destaque atualmente, em especial os problemas que envolvem a Amazônia e suas consequências para o Brasil e o restante do planeta. 

Com foco menos político (ao contrário do desmatamento, por exemplo), a poluição ambiental é uma temática que contribui para um debate muito atual e pertinente sobre o uso de materiais plásticos, reciclagem e medidas socioambientais sustentáveis.

4) Os caminhos de combate à fome no Brasil

O Brasil retornou ao mapa da fome com a triste marca de mais de 20 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar extrema, ou seja, passando fome. Com alta inflação sobre alimentos básicos e a pandemia da covid-19, a desigualdade social foi cada vez mais escancarada no último ano. 

Famílias dependem de ações sociais para que possam se alimentar e, quando não há ajuda, cresce o número de manchetes de jornais com cenas de seres humanos recorrendo a restos de comida descartados em lixos e a ossadas rejeitadas por redes alimentícias. 

Leia: dados sobre a pobreza no Brasil

5) A dificuldade de erradicar o trabalho infantil no Brasil

Com bastante discussão sobre uma possível redução da idade mínima para trabalho, passando de 16 para 14 anos, volta a tona o receio sobre os prejuízos da exploração da mão de obra infantil. 

É possível abordar como crianças e adolescentes são impactados pelo trabalho infantojuvenil, com os prejuízos à educação, saúde, segurança, bem-estar e desenvolvimento físico e psicológico. 

A "Erradição do trabalho infantil" é, inclusive, o tema do Banco de Redações do Brasil Escola para janeiro. Ainda dá tempo de enviar seu texto para que ele seja corrigido gratuitamente. O canal é uma forma de treinar a redação no formato cobrado pelo Enem e ter a correção profissional com os mesmos critérios adotados no exame.