Patrocínio:

Whatsapp
Em 05/01/2022 10h47 , atualizado em 05/01/2022 10h49

5 temas de redação para a reaplicação do Enem 2021

Notícias

Mais de 300 mil estudantes são esperados para as provas dos dias 9 e 16 de janeiro. Por Lorraine Vilela Campos
Prova de redação da reaplicação do Enem 2021 será no próximo domingo
Prova de redação da reaplicação do Enem 2021 será no próximo domingo
PUBLICIDADE

A reaplicação Enem 2021 começa no próximo domingo, 9 de janeiro. Os candidatos terão que responder 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além de elaborar a redação.

A redação do Enem costuma gerar expectativa nos participantes, que treinam diversos temas durante a preparação. Ao longo do ano, professores de colégios e cursinhos trabalham com seus alunos alguns temas com possibilidade de aparecer na prova, mas acertar a proposta é um desafio.

Na aplicação regular, um tema que não foi cogitado por grande parte dos professores acabou sendo escolhido: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". De cunho social e focado nos direitos básicos, a temática surpreendeu. 

Leia: Estudantes nota mil dão dicas para redação do Enem 2021

Possíveis temas

Se você vai fazer a reaplicação do Enem 2021, a professora de redação do colégio Mopi, Júlia Langer, indica cinco temas para treinar até a prova de domingo. Confira!

1) A contribuição da biotecnologia à saúde no Brasil

A biotecnologia ganhou destaque recentemente por causa do desenvolvimento das vacinas contra Covid-19 e no controle da pandemia. Pesquisas em biotecnologia contribuem para controle de pragas e epidemias, como a dengue no Brasil. 

Como discussão, pode ser abordado o fato de medicamentos e vacinas dependem diretamente do desenvolvimento tecnológico e da manipulação de organismos em laboratórios.

2) Causas e possíveis soluções para os conflitos de terras indígenas brasileiras

O embate sobre a demarcação de terras indígenas é uma problemática histórica. Recentemente, houve uma reviravolta quanto à legalidade da demarcação de tais terras, trazendo à tona outras questões, como a exploração de mineradoras e madeireiras em territórios indígenas dentro da Amazônia Legal, impactos ambientais e conflitos armados.

Atualidades: Marco Temporal para Demarcação de Terras Indígenas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3) Os impactos da poluição ambiental no Brasil

Questões ambientais estão em destaque atualmente, em especial os problemas que envolvem a Amazônia e suas consequências para o Brasil e o restante do planeta. 

Com foco menos político (ao contrário do desmatamento, por exemplo), a poluição ambiental é uma temática que contribui para um debate muito atual e pertinente sobre o uso de materiais plásticos, reciclagem e medidas socioambientais sustentáveis.

4) Os caminhos de combate à fome no Brasil

O Brasil retornou ao mapa da fome com a triste marca de mais de 20 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar extrema, ou seja, passando fome. Com alta inflação sobre alimentos básicos e a pandemia da covid-19, a desigualdade social foi cada vez mais escancarada no último ano. 

Famílias dependem de ações sociais para que possam se alimentar e, quando não há ajuda, cresce o número de manchetes de jornais com cenas de seres humanos recorrendo a restos de comida descartados em lixos e a ossadas rejeitadas por redes alimentícias. 

Leia: dados sobre a pobreza no Brasil

5) A dificuldade de erradicar o trabalho infantil no Brasil

Com bastante discussão sobre uma possível redução da idade mínima para trabalho, passando de 16 para 14 anos, volta a tona o receio sobre os prejuízos da exploração da mão de obra infantil. 

É possível abordar como crianças e adolescentes são impactados pelo trabalho infantojuvenil, com os prejuízos à educação, saúde, segurança, bem-estar e desenvolvimento físico e psicológico. 

A "Erradição do trabalho infantil" é, inclusive, o tema do Banco de Redações do Brasil Escola para janeiro. Ainda dá tempo de enviar seu texto para que ele seja corrigido gratuitamente. O canal é uma forma de treinar a redação no formato cobrado pelo Enem e ter a correção profissional com os mesmos critérios adotados no exame. 

Relacionados
A reaplicação do Enem 2021 começou no último domingo, 9 de janeiro, e teve com tema de redação o reconhecimento das mulheres nas ciências da saúde.
Corretores das redações do Enem 2021 terão que avaliar cerca de 1.200 textos em até 20 dias. Veja como funciona o processo de correção.
O Inep divulgou os resultados das solicitações de reaplicação do Enem 2021. Provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já liberou o acesso ao local de prova da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES