Realizado no último domingo, 9 de janeiro, o primeiro dia da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 contou com as provas de Linguagens e Códigos, incluindo a redação, e Ciências Humanas.
A redação da reaplicação do Enem 2021 teve como tema "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil". Na opinião de Milton Costa, professor de Redação do Pré-Vestibular Oficina do Estudante, a temática foi pertinente dentro das expectativas de abordagem do exame.
"Torço também para que as intervenções não sugiram apenas a publicização dos nomes ou meras homenagens palacianas, mas sim o investimento financeiro maciço no caminho aberto por essas cientistas", Milton Costa, professor do Oficina do Estudante.
As provas continuarão no próximo domingo, 16 de janeiro. Em seu segundo dia, o exame terá questões de Ciências da Natureza e Matemática.
Para quem é a reaplicação?
As provas destinam-se aos estudantes que solicitaram a reaplicação por causa de Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas, assim como pelos que foram prejudicados por problemas logísticos.
Também participam das provas os isentos que faltaram ao Enem 2020 e não tiveram direito à isenção da taxa do exame de 2021, mas que conseguiram na justiça o direito de se inscrever gratuitamente, o que resultou na abertura exclusiva de inscrições para tais participantes, em setembro de 2021.
As provas também são aplicadas para a modalidade Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.
Mais informações pelo site o Inep.