Carnaval 2019: aproveitar o feriado para estudar ou festejar?

Especialistas das áreas de Educação e Psicologia opinam sobre a prioridade do vestibulando e dão dicas para este período
Em 01/03/2019 11h22 , atualizado em 01/03/2019 12h17 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: Shutterstock/Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Carnaval começando, vários dias de festa e uma dúvida surge na cabeça de muitos estudantes que farão Vestibular ou Enem este ano: estudar ou cair na folia? Pensando neste dilema, o Brasil Escola traz opiniões e dicas de profissionais das áreas de Educação e Psicologia para que você possa decidir como aproveitar o feriadão. Confira!

Equilíbrio é a palavra-chave

Radicalizar, seja no estudo ou na diversão, não é saudável para os estudantes. É possível conciliar a preparação com a participação no carnaval, caso seja sua praia. Para a diretora pedagógica do colégio IBPI, Lúcia Dieguez, é preciso saber definir um momento para cada coisa, já que cair na folia pensando no que deveria ser estudado não é produtivo.

"A obtenção de bons resultados depende da regularidade nos estudos. O ideal é reservar algumas horas diárias, mas sempre respeitando pelo menos um dia por semana para descanso e lazer". Lúcia Diequez - Diretora Pedagógica colégio IBPI (RJ)

Definir uma prioridade é a dica principal dada pelo professor Marcelo Pavani, diretor do curso pré-vestibular da Oficina do Estudante. Segundo o educador, o indicado para quem é vestibulando e curte carnaval é destinar a maior parte do feriado para os estudos, deixando uma parcela da folga escolar para festejar.

"O estudante não deve deixar de ir ao carnaval, mas com parcimônia, sabendo que a prioridade é aproveitar o tempo disponível ao máximo para o estudo. E ano que vem, talvez vá pular mais feliz porque foi aprovado na faculdade". Marcelo Pavani - diretor do curso pré-vestibular da Oficina do Estudante (Campinas/SP)

O equilíbrio é fundamental para ter uma qualidade de estudos e também psicológica neste período. Para o psicólogo Fernando Elias José, a memória do estudante trabalha para armazenar o conteúdo até mesmo no momento de lazer.

"Não fique com peso na consciência. Isso feito, reserve um período para estudar – sejam 5 minutos ou 5 horas, o importante é que esse tempo de estudo seja bem aproveitado". Psicólogo Fernando Elias José

Não gosto de carnaval, como aproveitar o feriado?

O estudante que não gosta de carnaval pode seguir com seus estudos normalmente, aproveitando o feriado prolongado para colocar o conteúdo em dia. No entanto, é necessário respeitar os períodos de pausa e descanso, assim como lazer (mesmo que em casa), medidas que evitam a sobrecarga do vestibulando e dão uma renovada no ânimo para quando as aulas voltarem. 

Dicas para estudar no carnaval

Priorize a qualidade do estudo: opte por um tempo de estudo com qualidade, não se sobrecarregue estudando conteúdos em excesso só para preencher o tempo. 

Respeite o seu limite: ouça os sinais do seu corpo e respeite seu ritmo. Com um cronograma feito por você mesmo (a), identificar os momentos de pausa, de exercícios de alongamento, sono e alimentação são tarefas mais fáceis em meio ao conteúdo escolhido para estudar. 

Identifique seu perfil de estudo: conheça-se, veja suas facilidades e dificuldades para elencar o que estudar com maior prioridade. Opte por disciplinas que considera mais fáceis para que possa revisar sozinho (a). 

Virtual x Físico: se você gosta de utilizar meios digitais, aproveite a infinidade de aulas do Brasil Escola para estudar. Já se seu perfil é mais tradicional, coloque a leitura das obras literárias obrigatórias dos Vestibulares na sua lista de atividades e saia na frente de seus concorrentes. Aproveite as anotações das aulas para revisar os conteúdos e acrescentar as dúvidas a serem esclarecidas com os professores. 

Independente do seu perfil de estudante, o Brasil Escola tem o que você precisa para aproveitar o feriadão estudando (mesmo que vá cair na folia). Acesse as aulas em nosso canal do youtube, confira dicas e exercícios dos professores e fique por dentro do cronograma do Enem 2019!