Topo
pesquisar
Em 14/07/2016 12h05, atualizado em 15/07/2016 10h20

Prepara Trans

Cursinhos comunitários

Projeto prepara, gratuitamente, transexuais, transgêneros e travestis para o Enem e outros vestibulares. Por Wanja Borges
Prepara Trans ofereceu 25 vagas em sua primeira edição
Prepara Trans ofereceu 25 vagas em sua primeira edição
PUBLICIDADE

Oferecer estudo gratuito às pessoas transexuais, transgêneras e travestis, através de um espaço inclusivo e acolhedor, e prepará-las para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. Este é o objetivo do Cursinho Popular Prepara Trans, projeto goiano que tomou forma em abril de 2016, após meses de discussão e idealização.

Totalmente gratuito, o cursinho é organizado de forma autônoma e independente e sustentado por meio de doações de materiais e contribuições financeiras. Na primeira turma, foram ofertadas 25 vagas para transexuais, transgêneros e travestis, independente do grau de escolaridade e/ou renda.

Por outro lado, o projeto também atende lésbicas, gays, bissexuais e outros indivíduos que tiveram que abandonar os estudos por motivos socioeconômicos, de violência ou preconceito motivados por sexualidade e gênero, em casos de vagas remanescentes.

Inscrição e seleção

A pré-inscrição pode ser feita no primeiro semestre, pela internet, através do preenchimento de um formulário eletrônico. Além de dados pessoais, os candidatos devem informar identidade de gênero, orientação sexual, cor/raça e disponibilidade de horário para participar do cursinho. O procedimento também pode ser realizado presencialmente, mediante agendamento prévio. 

Vale ressaltar que os inscritos não passam por um processo seletivo. A confirmação de matrícula é feita através da presença nos encontros, preenchimento de um formulário sobre educação pessoal e conhecimento da Regulamentação de Funcionamento do projeto, que é apresentada no primeiro dia. Desta forma, as inscrições permanecem abertas até o preenchimento das vagas ofertadas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas e curso

As aulas são ministradas entre os meses de abril e novembro, de segunda a quinta-feira, das 19h20 às 21h20, e às sextas-feiras, das 18h30 às 21h20, em Goiânia, e abordam as disciplinas de Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Leitura e Produção Textual, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os docentes e monitores, que são voluntários, precisam preencher um formulário e participar de uma reunião do seu eixo de interesse para integrar o projeto. Atualmente, a equipe é composta por aproximadamente 25 educantes concluintes e/ou egressos de cursos de licenciatura, bacharelado e pós-graduação de diferentes instituições.

Além das aulas, os participantes contam com monitorias, oficinas, rodas de conversa, mesas redondas, debates políticos e outras atividades, inclusive sobre política, gênero, sexualidade, raça/etnia e outros temas. Materiais de papelaria (cadernos, canetas, lápis, borracha, xerox, dentre outros) também são ofertados sem qualquer custo.

Cursinho Prepara Trans
Endereço: Faculdade de Educação da UFG - Rua 235, Sala 113, Goiânia/GO
Facebook: https://www.facebook.com/preparatrans
E-mail: preparatrans@gmail.com
Telefone: (62) 99266-2958 / 98155-7884

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola