Whatsapp
Em 23/06/2016 16h57 , atualizado em 23/06/2017 12h00

TransVest

Cursinhos comunitários

Projeto oferece preparatório para Enem, cursos de idiomas e EJA para população trans de BH. Por Lorraine Vilela Campos
Projeto atende de forma gratuita população Trans da Grande BH
Projeto atende de forma gratuita população Trans da Grande BH
PUBLICIDADE

A ideia do TransVest surgiu a partir da análise de dados sobre a situação das travestis, transexuais e transgêneros na sociedade, em especial o cenário existente em Belo Horizonte, cidade do programa. O projeto utiliza a educação como meio de inserção social desta parcela da população, além de proporcionar um apoio voltado para o autoconhecimento das participantes e sua valorização. 

Segundo a organização do TransVest, o projeto não visa só o auxílio na educação, mas criar um espaço dedicado ao empoderamento destas estudantes. O programa também foca na arte como forma de expressão e libertação dos preconceitos existentes. A intenção é que as participantes se sintam à vontade para agregar seus conhecimentos à iniciativa, buscando uma formação considerada horizontal, onde todas são voluntários e podem acrescentar ao curso. 

Na idealização do TransVest, o objetivo da parte educacional do projeto era apenas o curso pré-vestibular e pré-Enem. No entanto, a organização entrou em contato com um outro dado: grande parte da população de travestis, transexuais e transgêneros não possui o ensino fundamental completo, o que restringe ainda mais o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho e à formação superior. Com isso, surgiu a ideia de implementar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ampliando o caráter de inclusão do programa. 

Grande parte da população LGBT, em especial travestis, transexuais e transgêneros, abandona a escola por conta do preconceito sofrido e da dificuldade de aceitação, inclusive no que diz respeito ao uso do nome social. Com tal cenário, o TransVest busca diminuir esse quadro de exclusão social. 

O projeto

Em seu primeiro ano, o TransVest oferece o Pré-Enem/Vestibular, EJA e os cursos de línguas, os quais contam com aulas de inglês, francês, espanhol e italiano. O projeto começa em fevereiro e se encerra às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O cadastro é feito pela internet ou de forma presencial. Não há seleção e o preenchimento das oportunidades é feito conforme a ordem de inscrição. 

Os cursos de idiomas funcionam da seguinte forma: italiano aos fins de semana e os demais durante a semana. Já o Pré-Enem/Vestibular é ministrado de segunda a sexta-feira, à tarde, com conteúdo composto pelas disciplinas do ensino médio. O EJA, por sua vez, conta com aulas no período da noite. 

Atualmente, o preparatório para o Enem e vestibulares conta com nove vagas, número que pode ser ampliado caso seja necessário. A oferta depende dos recursos disponíveis e da procura das participantes. Segundo a organização do TransVest, apesar de pequena, a quantidade oferecida é um avanço para as travestis e população Trans.

Todos as aulas são gratuitas e ministradas por professores voluntários, sem nenhuma ajuda governamental. O TransVest se mantém de ações voluntárias, independente da modalidade de curso oferecida, assim como doação de materiais como computador, data show, impressora e outros, além de uma "vaquinha online" para a manutenção do projeto com material didático e demais necessidades. As solicitações e mobilização da população são feitas pela página oficial do Facebook. 

TransVest

Endereço: Rua da Bahia, 1.148, Centro - Belo Horizonte/MG
Facebook: TransVest
Site: TransVest.org
Telefone: (31) 99922-2666 (whatsapp)
E-mail: transvest@outlook.com

Artigos Relacionados
Cursinho Popular Darcy Ribeiro prepara estudantes de escolas públicas de Divinópolis para o Enem e vestibulares.
O Cursinho Popular do DCE da Universidade Federal de Viçosa (UFV) prepara estudantes de baixa renda para o Enem. O preparatório é gratuito.
Cursinhos voltados para pessoas LGBT estão ajudando estudantes trans a entrarem em faculdades por meio de vestibulares e Enem.
Conheça o Futuro Pré-Vestibular Alternativo, cursinho que prepara estudantes para o Vestibular da UFU e o Enem.
Criado em 2016, Prepara Trans conta com aulas de abril a novembro, no período noturno. Inscrições podem ser feitas no primeiro semestre.
Cursinho Tô Passada auxilia estudantes LGBT de Curitiba a saírem bem no Enem e ingressar no ensino superior.
Criado em 2015 pela Prefeitura de São Paulo, programa Transcidadania utiliza o desenvolvimento da educação como principal ferramenta.
Conheça o Transpassando, cursinho pré-vestibular gratuito voltado para a formação de travestis e pessoas transgêneras do Ceará. O curso prepara para o vestibular da UECE e conta com aulas de idiomas e cursos profissionalizantes.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES