Topo
pesquisar
Em 18/02/2019 15h08, atualizado em 18/02/2019 15h17

Transpassando

Cursinhos comunitários

Cursinho gratuito é voltado para a formação de travestis e pessoas transgêneras de Fortaleza. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

Criado em 2015, no Ceará, o Transpassando - Programa de Formação de Travestis e Pessoas Transgêneras, é um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa foi idealizada pela professora Dra. Ilana Viana do Amaral, do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e conta com a colaboração voluntária de professores e facilitadores para proporcionar a formação e inclusão da comunidade trans.

O objetivo do Transpassando, além da preparação para o vestibular, é o combate à transfobia (preconceito, repugnância ou aversão a travestis, transgêneros e transexuais) e demais preconceitos de gênero e raça, tanto no espaço universitário quanto no ambiente externo. Para alcançar esse objetivo, o programa visa facilitar o acesso das travestis e pessoas transgêneras à formação profissional, como forma de minimizar os efeitos da segregação da vida escolar e profissional produzidos pela transfobia.

O Programa Transpassando tem em sua constituição diversos projetos de cursos e formações, mas o primeiro a ser efetivado e o mais central enquanto atividade do programa é o Pré-Vestibular Transpassando UECE. O projeto também conta com aulas de idiomas e cursos profissionalizantes que são escolhidos pelos alunos conforme suas necessidades. Além disso, o Transpassando oferece a carteira de estudante com o nome social dos estudantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também: Estudantes trans encontram em cursinhos LGBT o apoio para ingressar na faculdade

Como participar

Podem participar do programa todas as pessoas interessadas em colaborar, seja como voluntárias (os) ou como alunas (os). A turma do Pré-Vestibular Transpassando UECE conta com uma média de 20 vagas e tem prioridade para pessoas trans e LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). Porém, também recebe todas as pessoas interessadas em participar das aulas.

O Transpassando busca acolher a todos para garantir que as pessoas interessadas no Pré-Vestibular possam participar das aulas, independente do número de vagas.

O preparatório é totalmente gratuito, sem taxa de matrícula ou mensalidade, e as inscrições devem ser realizadas mediante o preenchimento de um formulário impresso, disponível nos dias e horários de aulas do Pré-Vestibular. O material didático e escolar usados são provenientes de doações (desde resma de papel e piloto para quadro branco até canetas e borracha para distribuir entre os alunos e alunas).

Para colaborar com qualquer doação basta entrar em contato com o programa pelas redes sociais.

Curso Transpassando
Local: Centro de Humanidades da UECE (Avenida Luciano Carneiro, 345, Bairro de Fátima, Fortaleza).
Aulas: Segunda à Sexta | 14h às 18h30
Facebook
Instagram: @transpassando

  • Relacionados
Prepara Trans ofereceu 25 vagas em sua primeira edição
Cursinhos comunitários
Prepara Trans
Projeto atende de forma gratuita população Trans da Grande BH
Cursinhos comunitários
TransVest
A iniciativa, aberta à população LGBT, prepara estudantes para o Enem de forma gratuita.
Cursinhos comunitários
Projeto Tô Passada
Programa Transcidadania contempla 200 travestis e transexuais com bolsas de R$ 924.
Cursinhos comunitários
Transcidadania
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola