Whatsapp
Em 26/04/2013 17h04 , atualizado em 22/03/2021 16h05

Pré-Vestibular Oficina de Cidadania

Cursinhos comunitários

Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Este curso foi um projeto da Organização Não Governamental (ONG) Educacional Oficina de Cidadania, em Salvador/BA. Ele foi criado em 1998 e ao longo desses anos contribuiu com o aprimoramento dos estudos de mais de 1.500 jovens, resultando na média de 60% de aprovação de seus participantes, em diversos concursos vestibulares da Bahia.

O projeto encerrou suas atividades em 2016.

O cursinho pré-vestibular era exclusivo para candidatos que cursaram da 5ª série (atual 6º ano) do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio em escola pública. Estudantes que estão no último ano do ensino médio também podem se inscrever. Anualmente, o curso oferece cerca de 160 vagas, sendo 40% destinadas para candidatos com mais de 35 anos de idade.

Todos os interessados em participar do Pré-Vestibular Oficina de Cidadania devem se inscrever no processo seletivo, que geralmente acontece em maio. Os candidatos são avaliados por meio do questionário socioeconômico preenchido durante a inscrição e por uma prova composta por 30 questões objetivas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Matemáticos e Conhecimentos Contemporâneos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os alunos não precisam pagar nada durante o curso, apenas é cobrada uma taxa de R$ 30 a R$ 40 para inscrição no processo seletivo. Toda a arrecadação das inscrições é revertida para a manutenção das aulas do curso pré-vestibular durante o ano.

As aulas iniciam em junho e são realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e aos sábados, das 13h30 às 17h, na sede do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA), no Campus de Ondina, em Salvador/BA. Durante as aulas, os estudantes são preparados para o vestibular da UFBA e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pré-Vestibular Oficina de Cidadania
Endereço: IGEO/UFBA, Rua Barão de Jeremoabo, s/nº, Campus Universitário de Ondina, Salvador/Bahia
Telefone: (71) 3273-4302
Página no Facebook

Artigos Relacionados
Oficina da Cidadania oferece 160 vagas, sendo 64 para pessoas com mais de 35 anos.
Saiba como funciona o Pré-Vest na UFBA, um cursinho gratuito para estudantes da rede pública. Veja como é feita a seletiva e como as aulas são realizadas.
Atende, por ano, 200 alunos de escolas públicas em Salvador interessados em participar de vestibulares concorridos.
Oficina de Cidadania oferece 150 vagas no cursinho oferecido em parceria com a UFBA. Prazo vai até 29 de junho.
Cursinho Universidade Para Todos (UPT) é um projeto do Governo Estadual da Bahia em parceria com universidades do estado. O pré-vestibular é totalmente gratuito e atende estudantes de escolas públicas de 176 cidades.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES