Pré-Vest na UFBA

Cursinho gratuito para estudantes da rede pública prepara para Enem e vestibulares.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Pré-Vest na UFBA é um cursinho social e gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. O projeto é organizado por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A fundação do cursinho foi em 2016, tendo como público-alvo os estudantes da rede pública que desejam conseguir uma vaga no ensino superior. Estão aptos para se inscreverem os que já tenham concluído o ensino médio ou que ainda estejam cursando o terceiro ano.

O cursinho não aceita estudantes da rede privada de ensino, mesmo que tenham estudado na condição de bolsista, nem estudantes de Institutos Federais, Colégios da Polícia Militar e que já estão matriculados em universidades.

Tópicos deste artigo

Seletiva

As inscrições são feita pela internet, geralmente, entre dezembro e janeiro. Há uma taxa de R$ 10 para o cursinho e um acréscimo de R$ 2,50 da plataforma Sympla, que recebe as inscrições.

No ato da inscrição os candidatos preenchem um formulário para que a organização do cursinho possa conhecer o perfil do interessado na vaga.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após a etapa on-line, os candidatos passam por uma segunda etapa presencial. Eles devem entregar a documentação exigida pela instituição e passam por uma entrevista para a verificação da situação socioeconômica.

Aulas

O Pré-Vest na UFBA disponibiliza 110 vagas regulares por ano, sendo 55 por turno e 50 vagas para cadastro reserva. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, e aos sábados há opções de atividades extraclasse e monitorias.

São oferecidas aulas para todas as disciplinas cobradas no Enem. As aulas são em período matutino e noturno, entre fevereiro e novembro. Cada turno/turma têm 50 novos alunos e cinco alunos oriundos do reingresso.

O turno matutino é composto por quatro aulas, com duração de 1h20 cada, das 7h às 12h40.
No noturno as aulas têm duração de 50 minutos, funcionando das 18h às 21h30.

Neste cursinho, estudantes da UFBA são os professores, monitores e gestores voluntários que fornecem aulas de todas as disciplinas.

As aulas são ministradas no Instituto de Letras da UFBA (Campus Ondina), em Salvador/BA.

Pré-Vest na UFBA

Site | Facebook