Pré-Vestibular Social ONG Pierre Bourdieu

Por Guilherme Barbosa

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

ATUALIZAÇÃO: Em 2013, os diretores da ONG Pierre Bordieu, foram indiciados e presos por irreguladaridades em convênios com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Esporte e Lazer (Secult) de Salvador e com a Universaidade do Estado da Bahia (Uneb). Tais fatos levaram ao fechamento da entidade e o encerrramentos das atividades do cursinho.

Criada em novembro de 1999, sob o nome de “Holos Cidadania para a Vida”, a ONG Pierre Bourdieu é uma entidade sem fins lucrativos, com intuito de educar, que atua em Salvador. O nome Pierre Bourdieu foi dado em 2008 – uma homenagem ao sociólogo francês Pierre Félix Bourdieu.

A Organização Não Governamental tem como base de formação os profissionais das áreas de Ciências Sociais, Direito, Administração, História, Estatística, Comunicação, dentre outras devidamente preparadas e conscientes do seu papel social. Um dos principais objetivos da ONG é organizar cursos, conferências, congressos, seminários e debates de caráter científico, educacional, técnico e cultural.

Uma das ramificações da ONG é o Pré-Vestibular Social, voltado com exclusividade para alunos oriundos da rede pública de ensino. O curso tem a finalidade de ajudar o estudante a rever o conteúdo aprendido ao longo da vida escolar, para que, preparado, possa ser classificado nos tradicionalmente concorridos vestibulares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante a semana, de segunda a sexta-feira, nos períodos vespertino, das 13h às 17h, e noturno, 18h às 22h, o pré-vestibular oferece aulas das disciplinas de língua portuguesa, redação, inglês, espanhol, matemática, física, química, biologia, história e geografia. Aos sábados e domingos são realizados aulões de revisão.

As aulas são ministradas na Rua Monsenhor Theodolino, número 66, Largo da Mouraria. Segundo Denis Gama, presidente da organização, todos os anos, cerca de 40% dos alunos do pré-vestibular social são aceitos em universidades públicas.

Para ingressar no cursinho é necessário realizar um processo seletivo, que distribui as 200 vagas oferecidas. É necessário, também, pagar uma mensalidade de R$ 55, valor que inclui o material didático que será utilizado. São disponibilizadas bolsas para alunos com deficiências, que devem requerê-las no momento de inscrição.