Pré-Acadêmico Vestibular Solidário

Cursinho é voltado para estudantes de escolas públicas e bolsistas da rede particular de Recife.
Por Adriano Lesme

Aulas são realizadas no Centro de Educação da UFPE
Aulas são realizadas no Centro de Educação da UFPE
Crédito da Imagem: Vestibular Solidário
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Pré-Acadêmico Vestibular Solidário é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), criado em 2001 por um ex-estudante da instituição. O objetivo do cursinho é auxiliar estudantes de escolas públicas a ingressarem na UFPE por meio de uma melhor preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O pré-vestibular é gratuito e exclusivo para egressos ou alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas ou bolsistas integrais em escolas particulares. Atualmente, o cursinho oferece 100 vagas para a turma extensivo anual e mais 40 vagas para a turma do intensivo Enem. Entre as vagas, 20% são reservadas para pessoas trans. 

Tópicos deste artigo

Inscrições e seleção

As inscrições para o Vestibular Solidário são abertas no início do ano, geralmente entre o final de janeiro e começo de fevereiro, e em setembro para o intensivo. A taxa de inscrição para o processo seletivo em 2021 foi de R$ 10 e não há cobrança de mensalidade.

Os inscritos passam por um processo seletivo com questões objetivas sobre as disciplinas do ensino médio e assuntos atuais. Geralmente, algumas vagas são separadas para ingresso via sorteio entre os que participaram das provas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

As aulas do Pré-Acadêmico Vestibular Solidário são realizadas no Centro de Educação da UFPE, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30, e aos sábados, das 8h às 12h30. Os alunos ganham material didático e apostilas durante todo o curso e de forma gratuita.

Como a UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (IFPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), as aulas do cursinho visam preparar os alunos para o Enem. No entanto, também há preparação para o vestibular seriado da Universidade de Pernambuco (UPE).

Os professores do cursinho pré-vestibular são alunos da graduação e pós-graduação da UFPE e de outras instituições de ensino superior, como a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Todos eles são voluntários, ou seja, não são remunerados pelas aulas.

De acordo com Pollyanna Bezerra, coordenadora do Pré-Acadêmico Vestibular Solidário, desde 2008 o curso tem conseguido um índice de aprovação de mais de 50% nos vestibulares das universidades públicas de Pernambuco.

Contato
Endereço: Centro de Educação da UFPE, Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife/PE.
Telefones: (81) 9 8362-4486 / 9 8290-1950 / 9 9768-2744
E-mail: vestiularsolidario.ufpe@gmail.com
Sitewww.vestibularsolidariope.com.br 
Facebookfacebook.com/vestibularsolidariope
Instagran: @vestibularsolidariope
YouTube: youtube.com/vestibularsolidario