Pré-Acadêmico Portal UFPE

Cursinho gratuito oferece 70 vagas para estudantes de escolas públicas em Recife.
Por Lorraine Vilela Campos

Mais de 100 alunos da UFPE preparam estudantes de escolas públicas de forma gratuitas
Mais de 100 alunos da UFPE preparam estudantes de escolas públicas de forma gratuitas
Crédito da Imagem: cursinho portal ufpe
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Portal UFPE é um cursinho gratuito de Recife que foi criado por estudantes de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2003. Em 2005, o projeto foi reconhecido pela instituição e se vinculou à Pró-reitoria de Extensão (Proext). Atualmente, o pré-vestibular é ministrado por alunos de diferentes cursos de graduação da universidade. 

O cursinho Portal UFPE é voltado para estudantes que tenham feito o terceiro ano do ensino médio, ou já tenham terminado, em escola pública. A oferta anual é de 70 vagas. Entre as vagas, 10% são destinadas aos estudantes egressos de instituições federais, 25% aos estudantes que vão concluir o ensino médio na rede pública, 60% aos egressos de escola pública do território nacional e 5% aos estudantes transgêneros e travestis.

Tópicos deste artigo

Inscrição e Seleção

A inscrição do Portal UFPE é recebida pelas redes sociais do projeto ou presencialmente no Diretório Acadêmico de Medicina Umberto Câmara (Damuc), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, das 8h às 17h. Os interessados precisam pagar R$ 20 para participar da seleção, única taxa cobrada pelo cursinho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O processo seletivo do Portal UFPE é composto por duas etapas: a primeira é a prova de conhecimentos gerais e a segunda é a avaliação socioeconômica. 

A prova de conhecimentos gerais é constituída de 60 questões objetivas. A organização do cursinho seleciona 200 candidatos nesta etapa. Os selecionados passam pela avaliação socioeconômica e, a partir desta análise, saem os 140 aprovados. 

Cursinho 

O cursinho Portal UFPE é ministrado no NIATE do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Recife/PE, de segunda a sexta-feira, das 18 às 21h45; aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos - eventualmente - das 8h às 12h. Durante a semana, os estudantes têm aulas sobre os conteúdos que caem em vestibulares e no Enem, enquanto aos finais de semana são realizados os simulados. 

O pré-vestibular também oferece apoio pedagógico aos estudantes e monitoria. A equipe de professores é composta por mais de 100 alunos de graduação da UFPE, de diferentes áreas do conhecimento. 

Pré-Acadêmico Portal UFPE
Endereço: Diretório Acadêmico de Medicina Umberto Câmara (Damuc), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE - Recife/PE
Intagram: @portalufpe
Facebook: portal.ufpe 
Whatsapp:
(81) 99546-1567 - Tim
(81) 98365-8332 - Oi
(81) 99252-2899 - Claro
E-mail: processoseletivoportal@gmail.com