Cursinho Popular Risoflora

Preparatório gratuito para o Enem no bairro Maria Ortiz é voltado para estudantes negros e de baixa renda.
Por Adriano Lesme

Nome do cursinho é uma homenagem a árvore do mangue
Nome do cursinho é uma homenagem a árvore do mangue
Crédito da Imagem: Risoflora
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho Popular Risoflora nasceu da iniciativa de moradores do bairro Maria Ortiz, em Vitória, em junho de 2014. Os idealizadores queriam ajudar os jovens carentes da região que não tinham condições de pagar um cursinho ou que trabalhavam durante a semana.

O projeto tem como objetivo combater a falta de acesso da juventude periférica à universidade e, assim, por meio da educação popular, estimular os jovens a construir coletivamente a realidade em que vivem. 

O nome Risoflora é uma homenagem a árvore do mangue. O bairro Maria Ortiz possui o maior mangue urbano do Brasil.

Tópicos deste artigo

Foco no Enem

O Risoflora é voltado para pessoas de baixa renda, com até 50 anos, que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Preferencialmente, as vagas são destinadas a estudantes negros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As inscrições abrem em janeiro e prosseguem até meados de março. Os interessados devem se inscrever pela internet, através de um link disponibilizado na página do cursinho no Facebook. Entre 100 e 150 vagas são oferecidas ao ano.

O cursinho é totalmente gratuito. Para o lanche dos estudantes, a coordenação aceita doações de leite, café, bebidas e alimentos.

Aulas

As aulas do Risoflora são realizadas aos sábados das 13h às 17h. Eventualmente, são realizados aulões aos domingos pela manhã. Em anos anteriores, o cursinho funcionava também durante as manhãs de sábado, mas por falta de verba ele passou a funcionar somente à tarde.

O período letivo do Risoflora vai de abril a novembro. Os professores são voluntários, a maioria universitários, e dão aulas das disciplinas cobradas no Enem.

Cursinho Popular Risoflora
Endereço: Avenida Jerônimo Vervloet, 880, Maria Ortiz – Vitória/ES
E-mail: coordenacaorisoflora@gmail.com
Facebook: /cursinhopop