Projeto Educacional Compartilhando Saberes (PECS)

Cursinho foi criado por estudantes da UFES para preparar alunos carentes para o Enem e vestibular
Por Lorraine Vilela Campos

Aulas são ministradas por estudantes da UFES
Aulas são ministradas por estudantes da UFES
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Projeto Educacional Compartilhando Saberes (PECS) surgiu a partir da iniciativa dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 2010. O pré-vestibular é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da instituição e tem como objetivo possibilitar o acesso ao ensino superior para estudantes de famílias de baixa renda, oferecendo-lhes um ensino de qualidade. 

As vagas do PECS são destinadas aos estudantes de baixa renda, sendo 50% para candidatos que já concluíram os estudos e o restante para os que estejam no 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares, desde que na condição de bolsista integral. 

De acordo com a Coordenação do PECS, a importância do projeto está na inclusão social dos estudantes de baixa renda e, também, no desenvolvimento dos alunos de graduação e pós-graduação da UFES que ministram as aulas, proporcionado a eles maior experiência curricular. 

Aulas

O foco do PECS é a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Vestibular da UFES, o VestUfes. A grade curricular aborda todos os temas e disciplinas relacionados ao Ensino Médio. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 22h, sempre em salas cedidas pelos Centros de alguns cursos, nas dependências da instituição. 

A cada ano o número de vagas sofre alteração devido à quantidade de salas de aula cedidas ao projeto. Em 2015 foram oferecidas aproximadamente 270 vagas, com uma concorrência de 9 candidatos por vaga. Para participar do PECS o estudante não paga mensalidade e material didático, tendo apenas o custo com o transporte até a universidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A forma de seleção também apresenta variações conforme a edição do PECS. Em 2013, por exemplo, o pré-vestibular selecionou seus alunos com base em uma prova e análise socioeconômica. No ano de 2014, o processo seletivo foi feito pela ordem de chegada na sede do programa. Na ocasião, foram matriculados os 320 primeiros que preencheram a ficha de inscrição e entregaram a documentação comprobatória. Já em 2015, a inscrição foi online, com entrega de documentos para análise.

O pré-vestibular tem apresentado bons resultados, dando credibilidade ao PECS e atraindo mais estudantes interessados em ingressar no ensino superior. Segundo dados da Coordenação, no ano de 2014, dos participantes do projeto, 70 foram aprovados no vestibular da UFES, 20 em cursos técnicos e superiores no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e outros 25 no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no projeto estadual conhecido como Nossa Bolsa, ambos com bolsas de estudo parciais e integrais para as instituições privadas de ensino. 

Informações
Endereço: Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória/ES - 1º andar do Centro de Vivência (prédio do Cine Metrópolis) 
Telefone: (27) 4009-7751
Site: www.compartilhandosaberes.com
E-mail: ufes.pecs@gmail.com