Cursinho PET-Medicina

Pré-vestibular gratuito é um projeto da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto
Por Silvia Tancredi

Cursinho PET-Medicina é um projeto de extensão da USP Ribeirão Preto
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho Popular do Programa de Educação Tutorial (PET) é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). O projeto, sem fins lucrativos, foi criado em 2008.

O pré-vestibular tem como objetivo preparar estudantes para os principais vestibulares do país, como o da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que organiza os processos seletivos da USP.

Para concorrer às vagas os candidatos precisam ser de baixa renda e ter estudado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou como bolsista na rede particular em Ribeirão Preto.

A oferta é de 100 vagas, as quais estão distribuídas da seguinte forma:

  • 29% das vagas: autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) 
  • 3 vagas: candidatos autodeclarados transexuais ou transgêneros 
  • 3 vagas: mulheres que foram mães na adolescência

Inscrições e seleção

As inscrições para as novas turmas são feitas janeiro por meio de uma plataforma on-line. No momento do cadastro, é cobrada taxa no valor de R$ 11.

Os candidatos são selecionados pela análise das notas de uma prova com 50 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação. O teste é realizado no final de janeiro. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os inscritos na seleção do cursinho PET-Medicina da USP de Ribeirão Preto também são avaliados por meio de questionário socioeconômico. O resultado sai em fevereiro.

Tópicos deste artigo

Aulas

O cursinho PET-Medicina da USP de Ribeirão Preto começa em fevereiro e segue até dezembro. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h25 e, aos sábados, das 8h às 12h, na FMRP.

Os estudantes têm aulas de todas as disciplinas que caem em vestibulares. O material didático é fornecido pelo cursinho. Os professores são voluntários.

Estudantes com dúvidas podem frequentar as aulas de monitoria de segunda a sexta-feira, às 18h, no mesmo local onde são ministradas as aulas.

Endereço: Campus da USP, Ribeirão Preto - SP, 14040-900

E-mail: cursinhopopulardamedicina@gmail.com

Site

Redes sociais: Instagram