Whatsapp
Em 20/08/2019 18h16 , atualizado em 20/08/2019 18h33

Cursinho Popular Dra. Jurema Gomes Xavier

Cursinhos comunitários

Iniciativa de alunos da Faculdade de Direito de Franca prepara estudantes de baixa renda para vestibulares. Por Giullya Franco
Cursinho Popular Dra. Jurema Gomes Xavier
Cursinho Popular Dra. Jurema Gomes Xavier
PUBLICIDADE

O Cursinho Popular Dra. Jurema Gomes Xavier (CPFDF) é um pré-vestibular gratuito criado em 2019 pelo Diretório Acadêmico “28 de março” da Faculdade de Direito de Franca (FDF), em São Paulo. O objetivo do projeto é preparar estudantes de baixa renda para vestibulares, sobretudo para o curso de Direito da FDF.

O nome do cursinho é uma homenagem à professora Jurema Gomes Xavier, que foi docente da FDF por cerca de 40 anos e faleceu em agosto de 2017.

Seletiva e Vagas

Para participar do cursinho os interessados devem se inscrever por meio de um formulário online que é disponibilizado no período do processo seletivo.

A seleção dos estudantes é feita em duas etapas. Na primeira, é realizada uma prova de conhecimentos gerais, contendo 35 questões e uma redação. Já a segunda etapa conta com uma análise socioeconômica.

Para a realização da segunda fase, os interessados devem preencher a ficha socioeconômica e entregar os documentos comprobatórios que são exigidos pelo cursinho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

São oferecidas cerca de 50 vagas para o preparatório. As vagas são destinadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública ou particular com recebimento de bolsa integral ou parcial (desde que a bolsa seja superior ou igual a 75%), em Franca e região. Dentro do número de vagas, 20% são destinadas às pessoas que se declarem negros.

Aulas

O cronograma do pré-vestibular prevê aulas realizadas de segunda a sexta-feira das 18h45 às 22h20 e, eventualmente, aos sábados. As aulas são ministradas por professores voluntários, preferencialmente alunos de graduação e pós-graduação da FDF.

Para se manter no cursinho, o estudante deve ter condições de frequentar as aulas regularmente, alcançando no mínimo 70% de presença.

Cursinho Popular Dra. Jurema Gomes Xavier

Endereço: R. Comendador Nassim Melen, 2377, Res. Baldassari – Franca/SP
Site: cursinhopopularfdf.wixsite.com/cursinhofdf 
Facebook: facebook.com/cpfdf.jurema/ 
Instagram: @cursinhopopular.fdf

Artigos Relacionados
Conheça o cursinho Pré-Vestibular gratuito do campus de Diadema da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), chamado CIUNI, que auxilia a inclusão de jovens de baixa renda no ensino superior, além da inclusão cultural.
Pré-Vestibular Cuca Fresca oferece 90 vagas anuais para alunos advindos de escolas públicas de Itapeva e região.
Pré-vestibular gratuito da USP oferece mais de 400 vagas por ano. Veja como participar da seletiva e como as aulas são realizadas.
Conheça o Cursinho Popular Professora Leila Regina, que atende estudantes da rede pública na Zona Leste de São Paulo.
Coordenação do curso pré-vestibular é feita pelos alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
Saiba como funciona o Cursinho da Poli, pré-vestibular tradicional de São Paulo. Conheça também os cursos oferecidos para os vestibulandos de Medicina.
O Cursinho da Psico é um projeto educacional sem fins lucrativos conduzido por estudantes do curso de Psicologia da USP.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES