Whatsapp
Em 14/03/2017 11h23 , atualizado em 11/02/2021 18h18

Cursinho Popular Hypatia de Exatas

Cursinhos comunitários

Projeto é gratuito e contempla alunos de baixa renda para prepará-los pro Enem e vestibulares. Por Wanja Borges
Reprodução/Hypatia
Reprodução/Hypatia
Crédito da Imagem: Hypatia de Exatas
PUBLICIDADE

Em 2017, um grupo de universitários da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, decidiu criar um pré-vestibular gratuito voltado para alunos de baixa renda do ensino público que têm dificuldades nas disciplinas de matemática, física e química. Foi aí que nasceu o Cursinho Popular Hypatia de Exatas, preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares da região.

Atualmente assistido no Departamento de Química da USP de Ribeirão Preto. A oferta do cursinho é de 60 vagas que são, preferencialmente, destinadas aos alunos do último ano do ensino médio ou que já concluíram o ensino médio no prazo de dois anos. Os alunos do segundo ano do ensino médio ou candidatos formados há mais tempo e alunos de escolas particulares que possuam 100% de bolsa de estudo podem se inscrever.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas, pela internet, no mês de março ou até atingir o limite de 250 inscritos. Além de preencher o formulário e o questionário socioeconômico, os candidatos devem efetuar o pagamento da taxa de R$ 10 e enviar o comprovante de depósito para o e-mail do cursinho até o prazo estabelecido no Edital.

Seleção

O processo seletivo é constituído por uma Prova Avaliativa, composta por 60 questões objetivas de matemática, física, química e interpretação de textos, e um Questionário Socioeconômico. Na matrícula presencial, os vestibulandos precisam apresentar os documentos que comprovem as informações fornecidas no ato da inscrição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

São eles: cópias do RG, CPF e comprovantes de renda dos últimos três meses de todos os membros da casa; certificado de conclusão do ensino médio ou comprovante de matrícula; histórico escolar do ensino médio; boleto ou atestado comprovando caso tenha participado de pré-vestibular em 2016 e a condição de bolsista integral; ITPU e IPVA; comprovante de residência recente e uma foto 3x4.

Aulas

Já as aulas são ministradas por alunos de graduação e pós-graduação da USP e acontecem entre os meses de março e dezembro, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h30, na sala 24, bloco 9A, do Departamento de Química da USP de Ribeirão Preto. Os participantes também contam com monitorias de segunda a quinta-feira, das 18h às 19h, e com simulados nas sextas-feiras.

Cursinho Popular Hypatia de Exatas

Endereço: Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, na Avenida Bandeirantes, 3.900, no bairro Monte Alegre
E-mail: hypatia@usp.br

Site | Facebook | Instagram

Artigos Relacionados
Pré-vestibular gratuito da USP oferece mais de 400 vagas por ano. Veja como participar da seletiva e como as aulas são realizadas.
O Cursinho Popular da Farmácia da USP de Ribeirão Preto prepara estudantes de baixa renda para o Enem e Vestibulares.
Coordenação do curso pré-vestibular é feita pelos alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
O Programa Educação e Oportunidade prepara estudantes de baixa renda de Ribeirão Preto para o Enem e Vestibular.
Por ano, o Cursinho MedEnsina atende 270 estudantes que estão no último ano do ensino médio ou que já terminaram. Conheça o projeto.
Cursinho é coordenado pela USP Leste e atende somente estudantes dessa região da cidade. Aulas são ministradas por alunos da universidade.
O Cursinho Popular Hypatia de Exatas, da USP, está com inscrições abertas para 2021. Oferta é de 60 vagas.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES