Whatsapp
Em 12/04/2016 17h22 , atualizado em 16/01/2017 11h10

Projeto Aprender

Cursinhos comunitários

Cursinho do ICMC da USP, em São Carlos, prepara estudantes de escolas públicas para vestibulares Por Lorraine Vilela Campos
Aulas do Projeto Aprender são realizadas no ICMC da USP / Créditos: Henrique Fontes - ICMC USP
Aulas do Projeto Aprender são realizadas no ICMC da USP / Créditos: Henrique Fontes - ICMC USP
Crédito da Imagem: Henrique Fontes - ICMC USP
PUBLICIDADE

O Projeto Aprender é um cursinho pré-vestibular gratuito que atende estudantes do ensino médio de escolas públicas de São Carlos (SP). Ele é uma iniciativa do Rotaract com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Univeristária do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP). 

O Rotaract é um programa do Rotary Club que tem como objetivo principal o desenvolvimento social. Em São Carlos, o projeto foi criado em 2012 e conta com 16 jovens e adultos, entre 18 e 30 anos, os quais são estudantes e profissionais que atuam em iniciativas de inclusão das camadas mais pobres. 

Inscrição e seleção

As inscrições são feitas no mês de janeiro, exclusivamente por formulário online. Já a seleção é constituída de duas fases. A primeira é composta por uma prova com questões de Português e Matemática. Os classificados participam da segunda, a qual conta com entrevistas individuais com os candidatos. 

O número de vagas é limitado e varia conforme o ano. O projeto convoca os aprovados dentro do limite de oportunidades e publica a lista de espera para eventuais chamadas posteriores. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

O foco do Projeto Aprender são os vestibulares da USP (Fuvest), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). 

O cursinho tem início em fevereiro e prossegue até as vésperas dos vestibulares paulistas. O programa conta com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, além de atividades esporádicas aos sábados. O projeto é realizado no ICMC da USP São Carlos.

O projeto é ministrado por estudantes da USP e da UFSCar, que atuam de forma voluntária. O conteúdo é composto por disciplinas do ensino médio e o foco são os vestibulares de universidades públicas de São Paulo. 

Projeto Aprender
Endereço: ICMC USP - Av. Trabalhador São-carlense, 400, Centro - São Carlos/SP
E-mail: aprender@rotaractbandeirantes.org
Site: icmc.usp.br/e/32516
Facebook do Projeto Aprender

Artigos Relacionados
Arcadas Vestibulares surgiu em 2011 e é cordenado por alunos da Faculdade de Direito da USP.
O Cursinho Popular da Unesp Franca oferece 300 vagas por ano. O projeto conta com mais de 70 colaboradores.
Coordenação do curso pré-vestibular é feita pelos alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.
O Cursinho da USP São Carlos tem inscrições até 14 de janeiro. Projeto Aprender é destinado aos estudantes de escolas públicas da região.
Mantido pela UFSCar, em parceira com a Prefeitura de Araras, o Curso Pré-Universitário UFSCurso oferece 240 vagas por ano, em três turmas.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES