Whatsapp
Em 20/03/2017 17h26 , atualizado em 22/03/2017 13h10

Cursinho Popular da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP)

Cursinhos comunitários

Iniciativa é totalmente gratuita e prepara estudantes de baixa renda para o Enem e vestibulares. Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Imagem: fdrp usp
PUBLICIDADE

O Cursinho Popular da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP) é uma iniciativa de estudantes do curso, que teve seu início em 2014. O objetivo é preparar alunos de baixa renda para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e grandes vestibulares de São Paulo, como a Fuvest.

A inscrição para o Cursinho Popular da FDRP é feita duas vezes ao ano, sendo que no primeiro semestre são selecionados os estudantes regulares e no segundo há o preenchimento das vagas remanescentes. As datas variam a cada ano.

O cadastro do candidato é feito online ou presencialmente, em apenas um dia, na Faculdade de Direito. As inscrições chegam ao fim quando o número de 350 inscritos é atingido.

Os inscritos participam de uma análise socioeconômica e da prova escrita, como processo seletivo. Após as duas etapas, são classificados 100 candidatos para a entrevista, na qual serão selecionados os 50 selecionados que vão preencher as vagas disponíveis. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Cursinho

Criado em 2014, a primeira turma foi para o chamado "Intensivão 2014", um curso trimestral que preparou os estudantes para o Enem 2015. A partir de 2015, a organização do projeto conseguiu implementar um preparatório anual, o Extensivo. Em 2016, a iniciativa teve ajustes em sua seleção, passando a dar ênfase no critério socioeconômico. 

O cursinho é totalmente gratuito, incluindo o material didático. As aulas são ministradas pelos estudantes de graduação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto. A coordenação também é composta pelos estudantes da FDRP, seja do ensino superior como da pós-graduação. 

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 20h20, e aos sábados, das 8h às 11h. O preparatório conta com as disciplinas do ensino médio e redação, sempre com foco no Enem e em Vestibulares como Unicamp, Fuvest e Unesp.

Cursinho Popular da FDRP
Endereço: Avenida Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre - Ribeirão Preto/SP
E-mail: cursinhopopular.fdrp@gmail.com
Site: www.cursinhopopularfdrp.com/
Facebook: facebook.com/cursinhopopulardafdrp/

Artigos Relacionados
O Cursinho Ferradura atende estudantes de escolas públicas de Bauru e Agudos, na Unesp de Bauru.
O Cursinho Popular da Farmácia da USP de Ribeirão Preto prepara estudantes de baixa renda para o Enem e Vestibulares.
O Cursinho da ACEPUSP tem mensalidades a partir de R$ 100 e oferece diversas atividades complementares ao estudo.
As aulas do Curisnho da FEA-RP são ministradas durante nove meses por professores formados ou estudantes de mestrado e doutorado. Saiba como se inscrever.
O Programa Educação e Oportunidade prepara estudantes de baixa renda de Ribeirão Preto para o Enem e Vestibular.
O Cursinho de Redação da USP de Ribeirão Preto recebe inscrições. Prazo se encerra amanhã e a taxa é de R$ 5. Prova será realizada em 11 de março.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES