Cursinho Popular da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP)

Iniciativa é totalmente gratuita e prepara estudantes de baixa renda para o Enem e vestibulares.
Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: fdrp usp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho Popular da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP) é uma iniciativa de estudantes do curso, que teve seu início em 2014. O objetivo é preparar alunos de baixa renda para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e grandes vestibulares de São Paulo, como a Fuvest.

A inscrição para o Cursinho Popular da FDRP é feita duas vezes ao ano, sendo que no primeiro semestre são selecionados os estudantes regulares e no segundo há o preenchimento das vagas remanescentes. As datas variam a cada ano.

O cadastro do candidato é feito online ou presencialmente, em apenas um dia, na Faculdade de Direito. As inscrições chegam ao fim quando o número de 350 inscritos é atingido.

Os inscritos participam de uma análise socioeconômica e da prova escrita, como processo seletivo. Após as duas etapas, são classificados 100 candidatos para a entrevista, na qual serão selecionados os 50 selecionados que vão preencher as vagas disponíveis. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Cursinho

Criado em 2014, a primeira turma foi para o chamado "Intensivão 2014", um curso trimestral que preparou os estudantes para o Enem 2015. A partir de 2015, a organização do projeto conseguiu implementar um preparatório anual, o Extensivo. Em 2016, a iniciativa teve ajustes em sua seleção, passando a dar ênfase no critério socioeconômico. 

O cursinho é totalmente gratuito, incluindo o material didático. As aulas são ministradas pelos estudantes de graduação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto. A coordenação também é composta pelos estudantes da FDRP, seja do ensino superior como da pós-graduação. 

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 20h20, e aos sábados, das 8h às 12h15. O preparatório conta com as disciplinas do ensino médio e redação, sempre com foco no Enem e em Vestibulares como Unicamp, Fuvest e Unesp.

Cursinho Popular da FDRP
Endereço: Avenida Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre - Ribeirão Preto/SP
E-mail: cursinhopopular.fdrp@gmail.com
Instagraminstagram.com/cpfdrp/
Facebook: facebook.com/cursinhopopulardafdrp/