Cursinho Popular EACH USP

Pré-vestibular gratuito é um projeto da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP
Por Silvia Tancredi

Cursinho Popular EACH USP
Cursinho Popular EACH USP é gratuito e voltado a estudantes de baixa renda
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho Popular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) foi criado em 2015 por alunos da instituição. O pré-vestibular oferece aulas 100% gratuitas.

O objetivo do curso é ajudar estudantes de baixa renda a ingressarem em universidades públicas, como a própria USP, cujo vestibular é organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). As aulas também oferecem conteúdos que caem no Enem.

Podem participar do preparatório candidatos que estudam ou já concluíram o ensino médio na rede pública. Os concorrentes também precisam morar na Zona Leste de São Paulo.

Tópicos deste artigo

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas em fevereiro, mediante preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no site do cursinho. No momento do cadastro, os estudantes precisam informar dados pessoais e renda familiar.

Os inscritos são selecionados por estas duas etapas:

    • 70% da nota: Avaliação socioeconômica
    • 30% da nota: Prova aplicada em fevereiro, com 50 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O resultado é informado aos candidatos em março. As matrículas devem ser feitas ainda nesse mês. Geralmente, é realizada uma segunda chamada.

Aulas

O cursinho EACH da USP oferece 120 vagas. Segundo o preparatório, 70% dessas oportunidades são reservadas a estudantes pretos, pardos e indígenas. Pessoas trans recebem acréscimo na pontuação da avaliação socioeconômica.

As vagas estão divididas em duas turmas extensivas semestrais. Os grupos contam com aulas nos períodos vespertino (das 14h às 18h45) e noturno (das 19h às 22h45), no bairro de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo. 

Por ser gratuito, o pré-vestibular é mantido por trabalho voluntário de diversos profissionais, como professores, plantonistas, psicólogos, assistentes sociais e equipe administrativa.

Endereço: USP -  bairro de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo
Site
Facebook: Cursinho Popular EACH USP
Instagram: Cursinho EACH USP
E-mail: atendimento@cursinhoeach.com.br