Cursinho Popular Clarice Lispector (CPCL)

Pré-vestibular é voltado para estudantes da rede pública e oferece 400 vagas gratuitas por ano.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho Popular Clarice Lispector (CPCL) foi fundado em 2016 por estudantes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo do pré-vestibular é atender estudantes do ensino público e prepará-los para os grandes vestibulares, democratizando o acesso ao ensino superior.

O preparatório é gratuito e oferece 400 vagas por ano. Podem se inscrever pessoas que concluíram ou estão concluindo o ensino médio na rede pública, independente da idade. São aceitos candidatos do ensino regular ou da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Tópicos deste artigo

Inscrições e seleção

Os interessados podem se inscrever gratuitamente em um formulário on-line, disponibilizado pelos canais da instituição durante o período previsto no edital. No ato da inscrição, os candidatos preenchem um formulário que é utilizado como critério de classificação. Nele, o candidato é avaliado pela situação socioeconômica, escolaridade, cor da pele e sistema de ensino que estudou.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os pré-selecionados são informados por e-mail e devem participar de uma aula inaugural. Neste momento, eles devem fazer a comprovação das informações da etapa anterior. Após a confirmação da documentação, a inscrição no cursinho é efetivada.

Aulas

As aulas do Cursinho Popular Clarice Lispector são ministradas de forma gratuita pelos estudantes do curso de Farmácia e por voluntários de diversos cursos da USP e de outras instituições.

O cursinho possui duas turmas, sendo cada uma delas com 200 estudantes. A turma da manhã possui aulas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h. A turma do período noturno tem aulas de segunda a quinta-feira, 19h30 às 21h30, e aos sábados, das 8h30 às 13h.

Observação: Até o início de 2020 as aulas eram realizadas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Em consequência da pandemia do coronavírus, a partir de 2021, as aulas serão ministradas em ambiente virtual (Google Meet, com apoio no Google Classroom).

Cursinho Popular Clarice Lispector

E-mail: cursinhoclaricelispector@usp.br

Facebook | Instagram