O momento da revisão

Outubro é um mês de revisar o conteúdo para as provas do final de ano, vestibulares e Enem
Em 03/10/2019 15h16 , atualizado em 03/10/2019 15h17 Por Oficina do Estudante

O conteúdo dos vestibulares pode ser revisado em casa
O conteúdo dos vestibulares pode ser revisado em casa
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com a chegada de outubro, os novos conteúdos vão se acabando e iniciamos o processo de revisão.

Este é um período chave para a aprovação dos alunos: uma postura correta neste período pode maximizar o desempenho e aumentar a chance de sucesso. Descuidos, por outro lado, podem ser fatais.

Em primeiro lugar, é preciso que o aluno se lembre de que ainda há muito a fazer até o dia da prova, e que ainda há muitas oportunidades de ganho de desempenho. Para isso, três aspectos são fundamentais:

1) Este é o momento de fazer provas anteriores

Agora, com o conteúdo já visto, o aluno tem a real possibilidade de acertar todas as questões de uma prova antiga. Por isso, ao fazer uma prova anterior, aquelas questões que eventualmente ele erre são um excelente diagnóstico de quais conteúdos ainda não estão sedimentados. Fazer provas anteriores, e se dedicar a estudar os assuntos das questões que errou, aumentam a eficiência no uso do tempo, que a essa altura é escasso.

Baixe provas anteriores de vestibulares

2) Não falte às aulas

Nas aulas de revisão, frequentemente são abordados com mais ênfase os assuntos que mais aparecem nas provas. Além disso, os professores costumam dar dicas, ter insights, fazer correlações que podem aparecer nas questões ou ajudar nos temas de redação. Por isso, mesmo que você tenha vontade de ficar em casa ou na sala de estudos resolvendo questões, a aula de revisão é altamente importante.

3) Siga em frente

Se você se sente cansado neste momento do ano, isso é normal. Afinal, chegar até aqui não foi fácil. Valorize isso. Como eu sempre digo, o cansaço é a medida do seu esforço e, portanto, é normal (e desejável...) estar cansado agora. É preciso modular isso, de modo que o cansaço não vire exaustão. Se você não se cansou até agora, por outro lado, talvez seja o momento de estudar até cansar. Afinal, nunca é tarde para começar!

Um abraço, bons estudos e boa revisão!


Autor: professor Marcelo Pavani, diretor do Curso Oficina do Estudante, de Campinas (SP).