É hora de planejar os estudos para o ano

Um bom planejamento pode virar uma aprovação no final do ano.
Em 17/01/2020 16h47 , atualizado em 17/01/2020 17h12 Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As férias escolares estão acabando. Já é hora de começar a retornar com atitude, postura e um olhar especial, livre e proativo sobre os fatos, os outros e si mesmo. Em vez de ficar pensando, faça. Coloque foco nas coisas certas. Ficar procurando culpados não resolve. 

Concentre-se naquilo que você estiver fazendo; assim, a atividade flui. Não tenha medo de receber críticas. Esteja aberto a ouvir. Diga o que você quer, sente e pensa; mas, sempre com respeito. Dedique-se a alcançar as suas metas. Nossa busca pelo conhecimento pode ser alcançada por diversos caminhos, e juntos encontraremos o seu. 

Como foi o ano passado pra você em termos de estudo? Se foi bom, é hora de continuar assim. Se foi ruim, é tempo de refazer a rota. Mas, quais são os passos que o aluno deve tomar para ter um ano produtivo? Antes de mais nada, deve relembrar que o conhecimento é um dos ativos mais importantes que uma pessoa pode ter.

Em um mundo cada vez mais competitivo, o saber é um dos pilares mais importantes para a empregabilidade. E, mais do que isso, é um alicerces que mantém alguém empregável e ativo no mercado. Nesta avalanche de mudanças que estamos vivendo – com empregos que ainda nem foram inventados e outros que serão extintos -, a única certeza que se tem é a de que: só quem está disposto a aprender - e a reaprender – é que terá lugar ao sol.   

Com isso na cabeça, arregace as mangas, e siga estes passos:

1) Trace metas concretas

Lista todas as disciplinas que você precisa melhorar. Estipule a nota mínima que pretende alcançar. Por exemplo: se a média exigida é cinco, comece estipulando seis. Esse é um bom começo porque vai exigir esforço, mas, ao mesmo tempo, é alcançável. E, depois de batê-la, vai subindo constantemente, pouco a pouco, mês a mês, até chegar à nota 10.  

2) Monte um plano de estudos
Procure a coordenação do colégio, e junto com os especialistas, monte o seu plano de estudos individualizado. Esse plano será como um guia pra você estudar justamente o que mais precisa, de forma a não se perder entre as disciplinas.

Aprenda a montar seu próprio cronograma de estudos

3) Estude a matéria do dia
Assim que as aulas começarem, não deixe a matéria acumular. Leia a apostila e faça os exercícios propostos. Estude o conteúdo dado no dia. Além de ser mais fácil, você terá mais chances de fixá-lo na memória.

4) Tenha disciplina
Tendo consciência do motivo que você deve estudar, simplesmente o faça. Isso porque nem todos os dias nos sentimos tão motivados, e, se dependermos apenas da vontade de estudar, nem sempre faremos o que deve ser feito. Nesses dias de mais dificuldade, comece devagar, e lembre-se do quanto será gratificante ter o dever cumprido. Lembre-se também de quanta dor de cabeça o estudo atrasado irá lhe causar.

5) Comemore
Lição do dia feita? Matéria do dia estudada? Dever cumprido? Celebre! É hora de dar-se uma recompensa. Não precisa ser nada gigantesco: escute aquela música que você tanto gosta; leia um trecho do livro que te dê alegria; dê uma olhadinha nas redes sociais; ou, algo do tipo.

As recompensas, ainda que pequenas, o ajudarão a se manter engajado. Tudo fica mais gostando quando se sabe que, ao final do dever, haverá uma bela gratificação. 

Texto escrito pela professora Magali Comitre, coordenadora do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP.