Enem 2012 – está chegando a hora!

Em 04/10/2012 15h38 , atualizado em 01/11/2012 15h33 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Falta exatamente um mês para o Enem 2012. Aumentam as tensões, as horas de estudo, o estresse... Para muitos as provas dos dias 3 e 4 de novembro podem decidir o futuro profissional de suas vidas. Mas calma, nós vamos te ajudar! Preparamos este tópico especial com tudo que você precisa saber sobre a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, ainda há tempo para estudar para o Enem com o conteúdo do Brasil Escola.

Dicas para o Enem 2012

Vídeo-aulas para o Enem

O que mudou na redação do Enem

Simulado Enem

Correção comentada do Enem

Universidades que aderiram ao Enem

Certificado do Ensino Médio pelo Enem

Recorde

O Enem 2012 é a edição com o maior número de inscritos da história: foram 6.497.446 inscrições, sendo que 5.790.989 foram confirmadas. Desse total, 4.029.756 inscritos estudaram em escola pública ou comprovaram pertencer à família de baixa renda. Os estados que tiveram maior número de inscritos foram São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641).

Datas e horários

As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro, um sábado e um domingo. Os portões de acesso aos locais de prova abrirão às 12h e fecharão, pontualmente, às 13h. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h. Atenção, pois vale o horário de Brasília e nos dias das provas já estará em vigor o horário de verão. A duração das provas é de 4h30, no primeiro dia, e de 5h30, no segundo.

Locais de prova

O local onde o participante irá realizar a prova pode ser consultado no Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem. O documento será enviado a partir de 10 de outubro pelos Correios, no endereço citado no ato de inscrição, e também estará disponível para acesso e impressão no site do Enem. Vale lembrar que não é possível mais alterar o local da prova.

O que levar

Todos os participantes deverão levar nos dias das provas um documento de identidade com foto. Serão aceitos o RG, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado Reservista ou de Dispensa, Passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.

Se o documento de identidade tiver sido roubado, o participante deverá apresentar o Boletim de Ocorrência emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas. Nesse caso, será feita uma identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

O Cartão de Inscrição não é obrigatório, mas é recomendável levar. Entre os materiais para as provas, apenas uma caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, poderá ser usada. O edital do Enem não diz nada sobre levar alimentos e bebidas, mas é possível levar água em recipiente transparente e barras de chocolate e cereais.

O que não levar

No Enem não é permitido utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, celular, relógio, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares. Esses objetivos deverão ser armazenados no porta-objetos com lacre fornecido e mantidos sob a cadeira.

As provas

O formato das provas continua o mesmo do adotado desde a edição de 2009. No primeiro dia, os participantes terão que responder 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química). No domingo será aplicava a prova de redação, além das 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e das 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física).

Cartão

Antes de começar a responder as questões do Enem, o participante terá que ler as orientações do cartão-resposta e dos cadernos de provas. Depois tem que assinar o cartão-resposta, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno. Esses detalhes podem ser esquecidos quando o tempo para as provas estiver acabando, por isso é recomendável fazer no começo. A falta de qualquer um desses procedimentos acarretará na anulação da prova.

Resultados

O Brasil Escola, em parceria com o colégio Oficina do Estudante, trará a correção comentada das questões do Enem nos dois dias de provas. Também iremos disponibilizar um gabarito, que não será o oficial. O gabarito oficial será divulgado no dia 7 de novembro e o resultado no dia 28 de dezembro.

Boa sorte e continuem acompanhando as novidades do Enem aqui no Brasil Escola. Dúvidas podem ser esclarecidas na parte de comentários, logo abaixo.