Correios entregam Cartões do Enem 2012 até esta sexta-feira

Eles também estão disponíveis na internet; apresentação nas provas não é obrigatória.
Em 26/10/2012 00h15 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hoje, 26 de outubro, termina o prazo para entrega pelos Correios dos Cartões de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles começaram a ser enviados no dia 10 deste mês e no dia 15 também foram disponibilizados pela internet, veja.

Além do dia, horário e local das provas no cartão ainda constam informações como o número de inscrição do candidato, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, a opção de língua estrangeira e a solicitação de certificação do Ensino Médio.

Quem não receber o cartão até esta sexta-feira e não conseguir acessá-lo pela internet deverá entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800-616161. A ligação só está disponível por telefone fixo ou público. A apresentação do cartão no dia do exame não é obrigatória, mas é recomendável.

Instruções

Os testes serão no próximo final de semana, 03 e 04 de novembro, das 13h às 17h30 no sábado e das 13h às 18h30 no domingo. Os locais de acesso serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h, por isso recomenda-se que os candidatos cheguem com antecedência.

Eles devem levar o documento de identidade, cartão de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta. Os sabadistas deverão chegar aos locais no mesmo horário que os demais candidatos, porém eles ficaram em salas reservadas esperando o horário para começar seus testes.

Lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, celular, relógio, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares não serão permitidos. É aconselhável não levar esses objetivos, mas aqueles que os estiverem portando deverão coloca-los no porta-objetos fornecido e mantê-los sob a cadeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Testes

Vale lembrar que antes de começar a responder às questões do Enem, o participante terá que ler as orientações do cartão-resposta e dos cadernos de provas. Ele não pode esquecer de assinar o cartão-resposta, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno. A falta de qualquer um desses procedimentos acarretará na anulação do exame.

No primeiro dia serão 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química). Já no segundo dia haverá uma redação e 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física).

Está prevista para 07 de novembro a divulgação do gabarito oficial, enquanto o resultado é esperado para 28 de dezembro. A correção comentada das questões do Enem 2012 nos dois dias de provas será disponibilizada pelo Brasil Escola, em parceria com o colégio Oficina do Estudante, logo após o encerramento de cada dia de testes, juntamente com um gabarito não oficial.

Por Dayse Luan