Whatsapp
Em 26/10/2012 00h15

Correios entregam Cartões do Enem 2012 até esta sexta-feira

Notícias

Eles também estão disponíveis na internet; apresentação nas provas não é obrigatória. Por Dayse Luan
PUBLICIDADE

Hoje, 26 de outubro, termina o prazo para entrega pelos Correios dos Cartões de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles começaram a ser enviados no dia 10 deste mês e no dia 15 também foram disponibilizados pela internet, veja.

Além do dia, horário e local das provas no cartão ainda constam informações como o número de inscrição do candidato, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, a opção de língua estrangeira e a solicitação de certificação do Ensino Médio.

Quem não receber o cartão até esta sexta-feira e não conseguir acessá-lo pela internet deverá entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800-616161. A ligação só está disponível por telefone fixo ou público. A apresentação do cartão no dia do exame não é obrigatória, mas é recomendável.

Instruções

Os testes serão no próximo final de semana, 03 e 04 de novembro, das 13h às 17h30 no sábado e das 13h às 18h30 no domingo. Os locais de acesso serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h, por isso recomenda-se que os candidatos cheguem com antecedência.

Eles devem levar o documento de identidade, cartão de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta. Os sabadistas deverão chegar aos locais no mesmo horário que os demais candidatos, porém eles ficaram em salas reservadas esperando o horário para começar seus testes.

Lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, celular, relógio, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares não serão permitidos. É aconselhável não levar esses objetivos, mas aqueles que os estiverem portando deverão coloca-los no porta-objetos fornecido e mantê-los sob a cadeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Testes

Vale lembrar que antes de começar a responder às questões do Enem, o participante terá que ler as orientações do cartão-resposta e dos cadernos de provas. Ele não pode esquecer de assinar o cartão-resposta, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno. A falta de qualquer um desses procedimentos acarretará na anulação do exame.

No primeiro dia serão 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química). Já no segundo dia haverá uma redação e 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física).

Está prevista para 07 de novembro a divulgação do gabarito oficial, enquanto o resultado é esperado para 28 de dezembro. A correção comentada das questões do Enem 2012 nos dois dias de provas será disponibilizada pelo Brasil Escola, em parceria com o colégio Oficina do Estudante, logo após o encerramento de cada dia de testes, juntamente com um gabarito não oficial.

Por Dayse Luan

Relacionados
Saiba como é composto o Enem e as características das provas objetivas e de redação.
Confira dicas importantes para sair bem no Enem, como se preparar e arrasar nas provas do Enem.
Confira este manual com tudo que você precisa saber antes de fazer as provas da edição de 2012 do Enem.
Estão sendo oferecidas 478 vagas em oito cursos, para inscritos no Enem 2012.