Correios começam hoje a entregar os Cartões do Enem 2012

Documento estará disponível para impressão via internet até o final de outubro.
Em 10/10/2012 00h10 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As quase 6 milhões de pessoas inscritas na edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebem entre hoje, 10 de outubro, até o dia 26 desse mês os Cartões de Confirmação de Inscrição. O documento será entregue pelos Correios no endereço que o participante informou no ato de inscrição.

O cartão do Enem 2012 informa a cidade e endereço do local de prova, o número de inscrição, data e hora em que serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos e a opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação do ensino médio.

Como informado ontem, dia 9, pelo Brasil Escola, os cartões de inscrição do Enem só estarão disponíveis para acesso via internet no final do mês. Pelo site do Enem também será possível imprimir o cartão, cuja apresentação no dia da prova não é obrigatória, porém recomendável. 

Quem não receber o cartão até o dia 26 de outubro e não conseguir acessá-lo pela internet deverá entrar em contato com o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800-616161. A ligação só está disponível por telefone fixo ou público.

Orientações

As provas do Enem 2012 serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro, um sábado e um domingo. Os portões de acesso aos locais de prova abrirão às 12h e fecharão, pontualmente, às 13h. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até as 12h, portando documento de identidade, cartão de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta.

Se o documento de identidade tiver sido roubado, o participante deverá apresentar o Boletim de Ocorrência emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas. Nesse caso, será feita uma identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Enem não é permitido utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, celular, relógio, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares. Esses objetivos deverão ser armazenados no porta-objetos fornecido e mantidos sob a cadeira.

Provas

No primeiro dia, das 13h às 17h30, os participantes terão que responder 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química). No domingo, das 13h às 18h30, será aplicava a prova de redação, além das 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e das 45 de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física).

Antes de começar a responder às questões do Enem, o participante terá que ler as orientações do cartão-resposta e dos cadernos de provas. Depois precisa assinar o cartão-resposta, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno. A falta de qualquer um desses procedimentos acarretará na anulação da prova.

Resultados

O Brasil Escola, em parceria com o colégio Oficina do Estudante, trará a correção comentada das questões do Enem nos dois dias de provas. Também iremos disponibilizar um gabarito, que não será o oficial. O gabarito oficial será divulgado no dia 7 de novembro e o resultado do Enem 2012 no dia 28 de dezembro.

Por Adriano Lesme