Começa amanhã a edição de 2012 do Enem; dia de visitar o local de prova

Participantes podem aproveitar o feriado de Finados para visitar o local de provas.
Em 02/11/2012 00h15 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Faltam pouco mais de 24 horas para começar a edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 5,7 milhões de pessoas participarão neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de novembro, da prova mais aguardada do ano. Entre os objetivos estão a vaga em universidade publica, a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio e a bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Nesta sexta-feira, 02, é recomendável que os participantes visitem o local de prova para conhecer o melhor caminho, calcular o percurso e ver as linhas de ônibus mais próximas do local. Deixar para ver isso no dia da prova pode ser um risco, já que o trânsito estará mais complicado.

Outra dica é verificar se possui uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Outra cor diferente de preta não será visível na leitura óptica do cartão de respostas. Os materiais como lápis, lapiseira e borracha devem ser colocados na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes na entrada da sala e depositado na parte inferior da carteira.

Os participantes também devem se cuidar antes da prova, dormindo e se alimentando bem. Ficar de madrugada estudando não é recomendável. O ideal é ter uma boa noite de sono e comer alimentos leves. Para as provas é permitido levar água em um recipiente transparente, além de barras de chocolate e cereais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

Amanhã, das 13h às 17h30, os participantes terão que responder 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química). No domingo, das 13h às 18h30, será aplicava a prova de redação, além das 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e das 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física).

Antes de começar a responder as questões do Enem, o participante terá que ler as orientações do cartão-resposta e dos cadernos de provas. Depois tem que assinar o cartão-resposta, marcar a cor do caderno de provas recebido e transcrever a frase contida no caderno.

A partir das 18h30 dos dois dias de provas, o Brasil Escola em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante, de Campinas, irá trazer a correção comentada em tempo real do Enem 2012. Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 7 de novembro e o resultado está previsto para 28 de dezembro.

Por Adriano Lesme