Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Atualizado por Adriano Lesme
Quando foi fundada, em dezembro de 1950, por estar localizada na capital do Brasil na época, a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) recebeu o nome de Universidade do Distrito Federal (DF). Oito anos depois a instituição foi rebatizada, sendo chamada então de Universidade do Rio de Janeiro (URJ). Em 1961, quando a capital foi transferida para Brasília, a universidade recebeu outro nome: Universidade do Estado da Guanabara (UEG). Mas foi só em 1975 que o atual nome, UERJ, foi definitivamente adotado.
Inicialmente, a UERJ formou-se com o agrupamento de alguns institutos, a Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, a Faculdade de Ciências Econômicas do Rio de Janeiro, a Faculdade de Filosofia do Instituto La-Fayette e a Faculdade de Ciências Médicas. A partir de então, novas unidades foram sendo criadas, de acordo com a demanda de novos cursos de graduação.
Atualmente, a UERJ possui cerca de 23 mil alunos, espalhados em seus 31 cursos de graduação e diversos cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). A pesquisa é um dos fortes da universidade que possui diversos laboratórios e grupos de estudos, além de bolsas científicas de incentivo às práticas.
Outro destaque da instituição é a sua interiorização: além das unidades na capital do estado, Rio de Janeiro, a UERJ possui unidades de ensino também nos municípios fluminenses de Duque de Caxias, Nova Friburgo, Resende e São Gonçalo.
Campus Negrão de Lima - Maracanã: R. São Francisco Xavier, 524, Maracanã - Rio de Janeiro/RJ. Telefone (21) 2334-0000
Unidade Lapa: Rua Evaristo da Veiga 95, Lapa - Rio de Janeiro/RJ. Telefone (21) 2332-6910
Unidade Rio Comprido: Rua Santa Alexandrina, nº 288, Rio Comprido - Rio de Janeiro/RJ. Telefone (21) 2333-7872
Unidade São Francisco Xavier: Avenida Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier - Rio de Janeiro/RJ. Telefone (21) 2334-2334
Unidade Vila Isabel: Boulevard 28 de Setembro, Vila Isabel - Rio de Janeiro/RJ.
Duque de Caxias: Rua General Manoel Rabelo, s/n, Vila São Luís - Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2671-7202
Ilha Grande: Rua São Francisco Xavier, 524, Térreo, sala 061, bloco F - Rio de Janeiro/RJ. Telefone: (21) 2334-0056.
Nova Friburgo: Rua Alberto Rangel, s/n, Vila Nova - Nova Friburgo/RJ. Telefone (22) 2528-8545
Petrópolis: Avenida Barão do Rio Brando, 279, Centro (antigo CEJA) - Petrópolis/RJ
Resende: Estrada Resende-Riachuelo, s/n, Morada da Colina - Resende/RJ. Telefone 3354-0194.
São Gonçalo: Rua Dr. Francisco Portela, 1.470, Patronato - São Gonçalo/RJ. Telefone (21) 2604-3232.
Teresopólis: Avenida Lúcio Meira, 233, Várzea - Teresópolis/RJ. Telefone (21) 3641-0846
Cursos Ministrados
Rio de Janeiro: Arqueologia, Desenho Industrial, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Medicina, Jornalismo, Relações Públicas, Direito, Pedagogia, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Geologia, Oceanografia, Odontologia, Serviço Social, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Ciências Sociais, Filosofia, História, Física, Geografia, Letras Inglês/Literaturas, Letras Português/Alemão, Letras Português/Espanhol, Letras Português/Francês, Letras Português/Grego, Letras Português/Italiano, Letras Português/Japonês, Letras Português/Latim, Letras Português/Literaturas, Ciências Atuariais, Estatística, Informática, Matemática, Nutrição, Psicologia, Engenharia Química e Química.
Duque de Caxias: Geografia, Matemática e Pedagogia.
Nova Friburgo: Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica.
Resende: Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção (ênfase em Química ou Mecânica).
Petrópolis: Arquitetura e Urbanismo
São Gonçalo: Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras Português/Literaturas, Matemática e Pedagogia.
Teresópolis: Turismo
Ensino a Distância
Licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia.
Site: www.cederj.edu.br
Vestibular
O processo seletivo é constituído de duas fases: a 1ª fase - Exame de Qualificação (Prova objetiva de múltipla escolha, que abrange todas as áreas de conhecimento) e a 2ª fase - Exame Discursivo (três provas discursivas comuns para todas as carreiras, e mais de disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida), da qual só participam os alunos aprovados na 1ª. A UERJ realiza dois Exames de Qualificação por Vestibular, mas apenas um Exame Discursivo.
Cotas
As cotas da UERJ só são aplicadas a partir da 2ª fase quando, no momento da inscrição para o Exame Discursivo, os candidatos poderão indicar que pretendem concorrer às vagas reservadas, devendo optar por uma das seguintes categorias:
a) 20% (vinte por cento) para alunos oriundos da rede pública de ensino;
b) 20% (vinte por cento) para negros; e
c) 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência; ou nascidas no Brasil pertencentes a povos indígenas; ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros, inspetores de segurança e de administração penitenciária mortos em serviço ou incapacitados permanentemente.
Cada candidato pode optar por apenas uma categoria e, além disso, deve comprovar renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário-mínimo. Para saber mais, clique aqui.
Site
www.uerj.br