Profissões que buscam a cura para doenças
Biólogos, farmacêuticos, médicos e biomédicos estão entre os profissionais que pesquisam e desenvolvem vacinas e/ou medicamentos.
A busca da cura para doenças exige o trabalho de equipes multidisciplinares. Profissionais como farmacêuticos, biólogos, biomédicos e médicos estão presentes nos diferentes processos que envolvem pesquisa, desenvolvimento e comercialização de medicamentos e vacinas.
Se o seu objetivo é fazer uma faculdade para trabalhar com imunologia ou farmacologia, assim como atuar no dia a dia de laboratórios, é importante conhecer as diferentes profissões da saúde que estão presentes em tal rotina.
Farmacêutico
A presença do farmacêutico é obrigatória em todo o processo que envolve a produção e utilização de medicamentos. O profissional formado no curso de Farmácia é responsável pela combinação química das substâncias do medicamento e observação da maneira como a droga reage no organismo testado.
Além de estarem nas equipes que desenvolvem medicamentos e vacinas, os farmacêuticos são responsáveis pela fiscalização, verificação e autorização da produção farmacológica nas indústrias. Por isso, o nome do profissional responsável sempre está presente nas caixas dos remédios.
O farmacêutico também é o responsável pelo controle da saída de medicamentos em farmácias e atendimento ao público para esclarecimentos sobre os produtos médicos. Em hospitais, o profissional de Farmácia providencia os remédios a serem administrados nos pacientes, sempre com base na prescrição do médico em exercício.
Médico
O médico infectologista é figura fundamental para a Saúde Pública. O profissional da Medicina estuda e pesquisa as diferentes doenças e seus agentes; elabora e coordena as ações de controle e/ou combate de epidemias ou pandemias (como o surto do covid-19).
No processo para criação de medicamentos e vacinas, o médico está presente em fases como pesquisas e testes clínicos, trabalhando em conjunto com demais profissionais da saúde para que remédios e vacinas cheguem de forma segura e com eficácia comprovada à população.
Leia também: A importância da vacinação
Já em consultório, no contato direto com o paciente, médicos de diferentes especialidades se baseiam na literatura médica, nas análises laboratoriais, em exames e no depoimento dos pacientes para diagnosticar possíveis doenças e determinar o seu tratamento.
Biólogo
O biólogo está presente em diferentes etapas do processo de desenvolvimento de vacinas e soros, estando apto para pesquisa, análise e testes.
No caso do Instituto Butantan, por exemplo, há profissionais responsáveis pela coleta de glândulas salivares de sanguessugas e carrapatos, o que permite a análise molecular de coagulação sanguínea, agregação de plaquetas e processos de inflamação.
Há, ainda, biólogos que trabalham exclusivamente com a cultura celular, enquanto outros desenvolvem vacinas da febre amarela com ovos.
Biomédico
O biomédico pesquisa os micro-organismos e qual a interação que eles têm com o sistema biológico. O profissional da Biomedicina está apto a trabalhar com imunologia (vacinas), mas não é preparado para lidar com medicamentos.
O biomédico é preparado, ainda na universidade, para pesquisar doenças, entender seus mecanismos, a forma de diagnosticá-las e como fazer o tratamento.
Engenheiro Químico
O engenheiro químico é outro profissional importante nas equipes multidisciplinares que buscam a cura para doenças. O profissional da Engenharia Química está apto a atuar na pesquisa e no desenvolvimento de vacinas.
Já no ramo de medicamentos, é comum que o engenheiro químico trabalhe com a produção e a fabricação de remédios, incluindo o processo industrial do produto.