Unicamp solta local de prova da 1ª fase do Vestibular 2023

Os mais de 61 mil vestibulandos farão provas no dia 6 de novembro em várias cidades do estado de São Paulo

Em 21/10/2022 10h24 , atualizado em 21/10/2022 10h32
Por Silvia Tancredi
Vestibular Unicamp 2023 oferece mais de 2,5 mil vagas
Crédito da Imagem: Divulgação Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) liberou nesta sexta-feira, 21 de outubro, o acesso ao cartão com os locais onde serão aplicadas as provas da primeira fase do Vestibular 2023. Confira:

Local de prova 1ª fase Vestibular 2023 Unicamp

Os mais de 61 mil inscritos farão as provas no dia 6 de novembro, das 13h às 18h, nas cidades de Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto.

Também haverá prova em Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Os vestibulandos também tèm a opção de fazer provas nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

As provas da 1ª fase do Vestibular 2023 da Unicamp contarão com 72 questões sobre disciplinas do ensino médio.

Leia também: Unicamp registra queda de inscritos no Vestibular 2023

Orientações

Os candidatos deverão chegar com uma hora de antecedência e levar documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta, lápis e borracha. Régua transparente e compasso são opcionais.

Os vestibulandos também podem levar água, refrigerante ou suco e alimentos como doces, barras de cereal, biscoitos e frutas. Além disso, é permitido o uso de bermudas e vestimentas leves.

Vestibular

A segunda fase do vestibular ocorrerá nos dias 11 e 12 de dezembro. Entre as novidades do vestibular 2023 da Unicamp, esta é a primeira vez que a segunda etapa ocorre em dezembro e não em janeiro.

As provas serão formadas por uma redação e questões discursivas conforme o curso de escolha do candidato. 

Inscritos em cursos que exigem aptidão, como Arquitetura e Urbanismo, também devem passar por Testes de Habilidades Específicas nos meses de setembro, outubro e novembro.

Estude as provas dos vestibulares anteriores da Unicamp

Bônus - PAAIS

Segundo a Unicamp, os candidatos que fizeram o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil poderão utilizar o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), iniciativa que promove a inclusão social por meio de bônus na nota. 

Veja como é o bônus do PAAIS da Unicamp:

I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2). 

Resultado e vagas

A previsão é que a lista de aprovados seja liberada no dia 6 de fevereiro. Os convocados deverão se matricular nos três dias seguintes.

O Vestibular 2023 da Unicamp oferece 2.540 vagas em 69 cursos de graduação localizados em Campinas, Limeira e Piracicaba. 

Medicina segue sendo o curso mais procurado, com mais de 180 candidatos por vaga. Em seguida, vem Arquitetura e Urbanismo, com mais de 40 inscritos por chance.

A universidade adota cotas étnico-raciais para estudantes que se declaram pretos e pardos. Conforme o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima. 

Para mais detalhes, acesse o Edital do Vestibular ou a página da Comvest, organizadora da seleção.