A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já informou os números do Vestibular 2023. Ao todo, 61.624 candidatos vão concorrer a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação.
O número de inscritos se mantém em queda como no ano anterior. Em 2022, foram registrados mais de 63 mil estudantes. Já em 2021, mais de 77 mil candidatos.
Conforme a universidade, o percentual de candidatos da rede pública do ensino médio é de 30,2% (18.620). Na edição anterior, foram registrados um pouco a mais de concorrentes que estudaram nessas escolas (30,5%).
A Unicamp ressalta que o índice de estudantes que fizeram a opção pelas cotas étnico-raciais subiu para 11,1% (6.837) e o de estudantes autodeclarados pretos e pardos no geral para 19,6% (12.126) do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2023.
O diretor da Comissão Permanente para Vestibulares (Comvest) da Unicamp, José Alves de Freitas Neto, comentou que a manutenção dos índices de inclusão no vestibular é um aspecto importante.
“Os percentuais de estudantes de escola pública e de autodeclarados pretos e pardos é um pouco inferior aos registrados antes da pandemia, por isso, temos um esforço enorme a fazer nos próximos anos para retomar as expectativas desses jovens para que se inscrevam no vestibular e em outras modalidades de ingresso na Unicamp”, destaca o diretor da Comvest.
Concorrência
Medicina segue sendo o curso mais procurado, com mais de 180 candidatos por vaga. Em seguida, vem Arquitetura e Urbanismo, com mais de 40 inscritos por chance.
O destaque da concorrência do Vestibular 2023 da Unicamp é o curso de noturno de Ciências da Computação, que passou de 1.951 inscritos para 3.034 candidatos nesta edição, chegando a 75,8 candidatos por vaga contra 48,8 no ano anterior.
Vestibular
O processo seletivo contará com duas fases, sendo a primeira no dia 6 de novembro e a segunda nos dias 11 e 12 de dezembro. Entre as novidades do vestibular 2023 da Unicamp, esta é a primeira vez que a segunda etapa ocorre em dezembro e não em janeiro.
As provas da primeira fase serão compostas por 72 questões sobre disciplinas do ensino médio. Já a segunda etapa contará com uma redação e questões discursivas conforme o curso de escolha do candidato.
Candidatos de cursos que exigem aptidão, como Arquitetura e Urbanismo, também devem passar por Testes de Habilidades Específicas nos meses de setembro, outubro e novembro.
Estude as provas dos vestibulares anteriores da Unicamp
Bônus - PAAIS
Segundo a Unicamp, os candidatos que fizeram o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil poderão utilizar o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), iniciativa que promove a inclusão social por meio de bônus na nota.
Veja como é o bônus do PAAIS da Unicamp:
I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2).
Resultado
A previsão é que a lista de aprovados seja liberada no dia 6 de fevereiro. Os convocados deverão se matricular nos três dias seguintes.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Vestibular ou a página da Comvest, organizadora da seleção.