Unesp adia Vestibular 2021 e anuncia mudanças em decorrência da Covid-19

Primeira fase será dividida em dois dias para diminuir a aglomeração. Novo cronograma já está disponível.

Em 13/07/2020 08h04 , atualizado em 13/07/2020 08h07
Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Foto: Divulgação/Unesp
Crédito da Imagem: Divulgação/Unesp

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) alterou as datas do Vestibular 2021 e anunciou mudanças na aplicação das provas em decorrência da Covid-19. 

Por causa da pandemia, a primeira fase do Vestibular foi transferida de 15 de novembro para os dias 30 e 31 de janeiro. Já a segunda etapa mudou de 13 e 14 de dezembro para 28 de fevereiro de 2021. 

De acordo com a Unesp, o resultado será divulgado em 19 de março. Anteriormente, a previsão de divulgação dos aprovados era para 28 de dezembro. 

Veja também: Fuvest divulga novas datas do Vestibular 2021

As novas datas foram definidas de maneira que as provas não cairão nos mesmos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e dos vestibulares da Fuvest (USP) e Unicamp.

Mudanças

Além do adiamento das provas e do resultado, a Unesp fez mudanças na aplicação do Vestibular. Para diminuir a aglomeração da primeira etapa, a instituição dividiu a fase de conhecimentos gerais em dois dias (sábado e domingo). 

  • 30 de janeiro de 2021: candidatos da área de Biológicas
  • 31 de janeiro de 2021: candidatos de Exatas e Humanas

As provas da primeira etapa permanecem com o mesmo formato das edições anteriores do Vestibular, as quais são compostas por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. Segundo a organização da seleção, a divisão dos candidatos foi feita considerando a média de inscritos para cada área. 

Por sua vez, a segunda etapa teve redução de dois para um dia de aplicação. A Unesp informou que a composição das provas e a possibilidade de aproveitamento Enem serão decididos após reunião dos colegiados e divulgados o mais em breve possível.